Foto: Reprodução/Ilustrativa
Um detento morreu baleado por um agente prisional após deixar a audiência de custória no Fórum Criminal de Cuiabá no final da tarde deste domingo (02). Ele teria tentado fugir na saída da audiência e, para para contê-lo, o agente acabou disparando e atingindo fatalmente o recuperando.
Em nota, o Governo do Estado informa que trata-se de Manacés dos Santos Dutra, que responde por roubo e usa tornezoleira. Quando o detendo era encaminhado para a carceragem do Fórum juntamente com outros que foram até lá para participar de audiência, se livrou das almegas e correu na tentativa de fugir. Como ele não atendeu a ordem para parar, o agente disparou.
Manacés foi resgatado por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porém após dar entrada no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), por volta das 18h45, acabou não resistindo aos ferimentos.
Ele já ele esteve preso na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, de onde saiu no dia 23 de fevereiro deste ano, e era monitorado por tornozeleira eletrônica.
O governo informa, ainda, e que vai abrir um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os disparos efetuados pelo agente, cujo norme não foi divulgado.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) onde a delegado Juliana Palhares ouviu o agente ainda na noite deste domingo.
Leia a nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos informa que abriu procedimento interno para apurar a ocorrência envolvendo disparo de arma de fogo feito por um agente penitenciário de plantão, que atingiu o preso Manaces dos Santos Dutra, no interior do Fórum de Cuiabá, na tarde deste domingo (02.04).
Após audiência de custódia com a juíza da 9a Vara Criminal, Renata Parreira, os presos estavam sendo encaminhados para a área da carceragem do Fórum, e um deles, Manaces Dutra, conseguiu soltar as algemas de mão para fugir, quando recebeu ordem para que parasse, mas permaneceu em fuga, momento em que o agente penitenciário fez o disparo.
O Samu foi acionado imediatamente, deu o primeiro atendimento e encaminhou Manaces ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, que não resistiu ao ferimento.
Manaces foi autuado por furto neste final de semana, na capital, e após a audiência de custódia teve prisão decretada pela justiça. Anteriormente, ele esteve preso na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, de onde saiu no dia 23 de fevereiro deste ano, e era monitorado por tornozeleira eletrônica.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foi acionada e está no Fórum iniciando as investigações.
O agente penitenciário teve a arma recolhida e será ouvido pela delegada Juliana Palhares, da DHPP. A Unidade de Correição da Sejudh está acompanhando a ocorrência.