Foto: Lenine Martins
Em continuidade às ações de prevenção e repressão à criminalidade em Rondonópolis (212 km de Cuiabá-MT), as polícias Civil e Militar realizaram, na noite deste sábado (01), atividades de saturação em bares e lanchonetes do município.
Foram feitas revistas a pessoas em estabelecimentos comerciais em pontos estratégicos da cidade. O comandante regional da Polícia Militar de Rondonópolis, tenente-coronel PM Wilker Soares Sodré, destacou que o foco das ações é a redução dos índices criminais na região, especialmente dos roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas.
“Essas ações são importantes para o equilíbrio dos índices de criminalidade, aumentar a sensação de segurança da população e inibir possíveis práticas criminosas”, disse.
As atividades da Segurança Pública no município foram intensificadas desde a sexta-feira (31), com o cumprimento de mandando de prisão e busca e apreensão. Barreiras e bloqueios também foram feitos nas saídas para os municípios de Guiratinga e Poxoréu, com objetivo de abordar vans, ônibus, táxis e moto taxis que, de acordo com a polícia, são as vias de maior transporte de droga e armas na região.
Somente este ano, seis operações foram deflagradas pelo Segurança Pública em Rondonópolis.
Dados da Coordenadoria de Estatística e Análises Criminais (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) refletem as ações repressivas e preventivas, deflagradas pela Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil no município.
De 01 de janeiro a 28 de março deste ano, a segurança registrou redução de 22% dos homicídios e 10% de roubo, no comparativo ao mesmo período do ano passado.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, ressaltou que os dados criminais dos 141 municípios são acompanhados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e todas as ações são realizadas com base nos dados estatísticos.
Com Assessoria