Plantão Policial

23 pessoas são presas pela PJC e PM por homicídio em Rondonópolis

Foto: PJC

A ação qualificada das forças de segurança da Polícia Militar (PM) e Polícia Judiciária Civil (PJC) resultou na prisão de 23 pessoas por envolvimento em homicídios registrados em Rondonópolis. Entre 1º de janeiro e 28 de março foram notificados 18 assassinatos no município, sendo que 15 já foram resolvidos e os autores presos. Ao todo, foram sete prisões em flagrante e 16 por mandados.

Foram seis operações deflagradas pelo Segurança Pública em Rondonópolis neste ano. O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, ressaltou que os dados criminais dos 141 municípios são acompanhados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e as ações são realizadas mediante estes dados. Além da integração entre as forças, lideranças comunitárias estão inseridas no combate à criminalidade.

“Em um encontro entre representantes da segurança pública, do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), líderes comunitários e vereadores, optamos por aplicar atividades de reforço ao sistema de segurança pública local, enviando tropas especializadas da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil para reforçar a segurança pública em Rondonópolis”, disse.

Ainda segundo o secretário, esta ação integrada foi realizada porque mesmo com a queda dos índices criminais, havia uma parcela da população com a sensação de insegurança.

O resultado dos trabalhos desenvolvidos pela PM e PJC no município é a soma do trabalho das forças de segurança e das operações deflagradas para combater à criminalidade. Somente em 2017, foram realizadas operações Rondopaz, Carnaval, Mato Grosso Seguro e Brasil Integrado.

Homicídios e roubos

As ações repressivas e preventivas, deflagradas pela Polícia Militar (PM) e Polícia Judiciária Civil (PJC) em Rondonópolis, resultou em queda de 22% em homicídios e 10% de roubo, no período de janeiro a 28 de março de 2017. O comparativo é em relação ao primeiro trimestre do ano passado (janeiro a 31 de março).

No primeiro trimestre do ano passado foram registrados 23 homicídios. Já em 2017 foram 18 casos. Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análises Criminais (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Ainda sobre o município, somente nos dois primeiros meses de 2017, em ação integrada entre as forças policiais, foram cumpridas 473 prisões, sendo 416 em flagrantes e 57 por mandados por diversos crimes.

O delegado regional Claudinei Souza Lopes, destacou que as ações integradas com a comunidade, instituições do governo e do município tem produzido bons resultados. “Realizamos nos bairros várias atividades ostensivas e repressiva. Nossas ações são para diminuir o tráfico de drogas, roubo, furto e homicídios”.

Já o comandante regional de Rondonópolis, tenente-coronel PM Wilker Soares Sodré, destacou a importância da união com outras entidades do governo para obtenção de bons resultados no município. “Realizamos ações de repressão ao homicídio, roubo, furto e tráfico de drogas e todo o resultado alcançado é a soma de esforços de várias instituições do governo. Este trabalho conjunto é muito importante”, destacou.

Ainda segundo o comandante, o Comando Regional também dispõe de ações preventivas, dentre elas, Operação Escola Segura, Transporte Seguro, Saque Seguro, policiamento preventivo em hotéis e postos de combustível, patrulha rural, patrulhamento motociclístico, visita comunitária e solidária, Programa Educacional de resistência às Drogas (Proerd), patrulha disciplinar integrada e Rede Cidadã.

De acordo com o comandante regional da PM em Rondonópolis, os dados de roubos e homicídios só não são menores ainda devido a reincidência criminal. “De janeiro de 2015 a fevereiro de 2017, a Polícia Militar conduziu para a delegacia 272 reincidentes, com destaque para 20 conduzidos no crime de roubo e 25 relacionado à entorpecentes”, lamentou.

Mais ações

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Rondonópolis, prendeu de janeiro a 28 de março, 55 pessoas em flagrantes. Deste total, 40 estavam envolvidos em crimes de roubos, furtos e receptações. Outras sete pessoas foram presas por tráfico de drogas e oito pessoas por crimes diversos e porte ilegal de arma, munições e uso de documentos falsos.

A Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (Deca), realizou de janeiro a 28 de março, 21 encaminhamentos de menores para a promotoria criminal.

No mesmo período, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), efetuou o cumprimento de seis mandados de prisão, solicitou 66 pedidos de medidas protetivas e confeccionou 73 Autos de Prisão em flagrante por violência doméstica.

Diante dos resultados obtidos, o comandante regional de Rondonópolis, tenente coronel PM Wilker Soares Sodré, destacou que a construção da segurança pública no município é resultado da união de esforços de toda a comunidade e associações comunitárias.

Com Assessoria-PJC

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em