Plantão Policial

Governo de MT aponta “engano” de fotojornalista e lamenta prisão

Foto Divulgação

O secretário do Gabinete de Comunicação, Kleber Lima, lamentou prisão do fotojornalista Rogério Florentino e da abordagem do repórter Jardel Arruda, ambos do site Olhar Direto, durante a cobertura da Operação Pérfidos, em Várzea Grande. 

O espaço onde ocorreu a prisão é uma área do Fórum de Várzea Grande, que fica no mesmo espaço da Prefeitura Municipal, o que segundo o Governo pode ter "contribuído para o engano do jornalista".

“A bem da verdade, a operação ocorrida nesta manhã foi executada por policiais civis lotados na Delegacia Fazendária, nas dependências da Prefeitura, cuja área é contígua à do Fórum", informa a nota.

Kleber afirmou ainda que vai pedir às autoridades da Segurança Pública e Sistema Prisional a apuração dos fatos e que as versões foram narradas em dois boletins de ocorrência, um pelo jornalista e outro pelo agente prisional.

“O Governo de Mato Grosso compreende a liberdade de imprensa e o livre exercício profissional dos jornalistas como direitos fundamentais e invioláveis, e vai solicitar às autoridades para verificar se houve excesso na atuação dos agentes públicos no caso”, disse.

A prisão

O fotojornalista Rogério Florentino foi detido e o repórter Jardel Arruda foi abordado de forma truculenta, após registrar a prisão do colega. Eles passaram pelo constrangimento após pedir informação a um agente penitenciário, que fazia a escolta de um preso e foi confundido com um policial civil.

Ainda de acordo com a nota emitida pelo governo, a prisão ocorreu por que o agente prisional relatou a uma policial militar, lotada no Fórum de Várzea Grande, uma suposta ameaça do fotojornalista ao conduzido. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e realizou a prisão do jornalista, mesmo após Rogério apresentar seu registro profissional.

A reunião foi realizada pelo secretário Kleber Lima com o editor do veículo de comunicação, Lucas Bólico e os jornalistas envolvidos, Rogério Florentino e Jardel Arruda. A nota diz ainda que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso (Sindjor/MT) foi convidado a participar, mas não enviou representante. O Sindjor/MT afirma não ter recebido convite.   

Leia mais

Repórter fotográfico é preso em ação truculenta de policiais

Defaz realiza operação contra servidores e empresários de VG

Delegado afirma que Operação Pérfidos pode ter novas fases em VG

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em