Foto Divulgação
O secretário do Gabinete de Comunicação, Kleber Lima, lamentou prisão do fotojornalista Rogério Florentino e da abordagem do repórter Jardel Arruda, ambos do site Olhar Direto, durante a cobertura da Operação Pérfidos, em Várzea Grande.
O espaço onde ocorreu a prisão é uma área do Fórum de Várzea Grande, que fica no mesmo espaço da Prefeitura Municipal, o que segundo o Governo pode ter "contribuído para o engano do jornalista".
“A bem da verdade, a operação ocorrida nesta manhã foi executada por policiais civis lotados na Delegacia Fazendária, nas dependências da Prefeitura, cuja área é contígua à do Fórum", informa a nota.
Kleber afirmou ainda que vai pedir às autoridades da Segurança Pública e Sistema Prisional a apuração dos fatos e que as versões foram narradas em dois boletins de ocorrência, um pelo jornalista e outro pelo agente prisional.
“O Governo de Mato Grosso compreende a liberdade de imprensa e o livre exercício profissional dos jornalistas como direitos fundamentais e invioláveis, e vai solicitar às autoridades para verificar se houve excesso na atuação dos agentes públicos no caso”, disse.
A prisão
O fotojornalista Rogério Florentino foi detido e o repórter Jardel Arruda foi abordado de forma truculenta, após registrar a prisão do colega. Eles passaram pelo constrangimento após pedir informação a um agente penitenciário, que fazia a escolta de um preso e foi confundido com um policial civil.
Ainda de acordo com a nota emitida pelo governo, a prisão ocorreu por que o agente prisional relatou a uma policial militar, lotada no Fórum de Várzea Grande, uma suposta ameaça do fotojornalista ao conduzido. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e realizou a prisão do jornalista, mesmo após Rogério apresentar seu registro profissional.
A reunião foi realizada pelo secretário Kleber Lima com o editor do veículo de comunicação, Lucas Bólico e os jornalistas envolvidos, Rogério Florentino e Jardel Arruda. A nota diz ainda que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso (Sindjor/MT) foi convidado a participar, mas não enviou representante. O Sindjor/MT afirma não ter recebido convite.
Leia mais
Repórter fotográfico é preso em ação truculenta de policiais
Defaz realiza operação contra servidores e empresários de VG
Delegado afirma que Operação Pérfidos pode ter novas fases em VG