O ex-secretário especial de Saúde Indígena, Rodrigo Rodrigues, volta a ocupar um cargo para defesa dos povos indígenas. Nesta terça-feira (28), ele anunciou que assumirá a Diretoria de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão ligado ao Ministério da Justiça.
Na nova ocupação, o diretor irá tratar de questões relacionadas à exploração do sub-solo, demarcação, registro, tribos de recente contatos e isoladas, além de coordenar todas as regionais da Funai no Brasil.
De acordo com o diretor, um dos principais desafios será trazer equilíbrio e isenção a Funai para o tratamento de terras indígenas. “Nosso foco e missão é desaparelhar a Funai e anular qualquer influência externa (leia-se ONG's), colocando frente à frente, diretamente, os procuradores e as lideranças indígenas”, destaca.
Rodrigues afirma que as ONGs, em especial as estrangeiras, têm poder de manipulação sobre os povos indígenas, “imprimindo a elas uma política que só gerou miseráveis”.
Um dos casos é o da região de Maraiwatsede, em Mato Grosso, sobre a qual o atual diretor explica que já são mais de dois mil processos relativos a terra, sendo a maioria para indenizar produtores da região.
“Os dois lados foram injustiçados [ruralistas e indígenas], como por exemplo, o caso da Maraiwatesede, um absurdo total, pois ali nunca foi terra indígena. De uma área próspera se tornou um campo de miséria, por isso temos que ter equilíbrio, isenção e transparência total”, revela.
Rodrigo Rodrigues segue afirmando que com equilíbrio, transparência, e respeito às leis ambientais, vai elaborar um projeto que permita a exploração das terras indígenas, e também a inclusão definitiva dos povos indígenas na sociedade por meio do seu empoderamento.
Protesto
Em fevereiro deste ano, lideranças indígenas de várias regiões do País se organizam para irem à Brasília (DF) protestar contra a exoneração do mato-grossense Rodrigo Rodrigues. As lideranças temiam que ocorresse retrocesso nos avanços na política de saúde indígena no país conquistados nos últimos anos.
Veja mais
Indígenas reagem contra troca no Sesai e seguem para Brasília
Em protesto contra exoneração de secretário, indígenas ocupam ministério