Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Brasnorte, Aldo Rezende Telles Junior, mais que uma estrutura adequada para os treinamentos, o Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), inaugurado na última sexta (24.03), é também uma forma de fortalecer a entidade. "Para 2017, temos cerca de 30 treinamentos previstos, mas já temos a certeza de que esse número será bem maior em 2018, em função de ter um espaço mais adequado como o NAC para realizar os treinamentos", enfatiza.
Assim como os outros oito já inaugurados, o Núcleo de Brasnorte tem 130 metros quadrados e, além das salas de aula, têm ainda uma cozinha industrial equipada para a realização de oficinas e vitrines. Segundo o presidente, o espaço oferece mais conforto aos participantes dos treinamentos ofertados pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-MT. "Isso sem falar que o espaço é mobiliado de forma adequada para a realização dos treinamentos".
O representante dos produtores de Brasnorte destaca ainda que a economia brasileira passa por um momento delicado e a mão de obra qualificada se tornou uma ferramenta importante para driblar a crise. "O Senar é um importante parceiro do Sindicato Rural, é o único órgão que qualifica com segurança, qualidade e certificado". Júnior acrescenta que já participou de alguns treinamentos do Senar-MT. "Um dos cursos que fiz foi o de classificação de grãos e foi muito bom".
A qualificação de mão de obra é uma preocupação de todos os produtores rurais. O presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Normando Corral, diz que houve uma expansão das fronteiras agrícolas, mas que ainda há muito para caminhar quando se trata de disseminação do conhecimento. "E o Núcleo Avançado de Capacitação, como o próprio nome diz, é para que possamos multiplicar esse conhecimento adquirido por aqueles que estudaram arduamente, se dedicaram à pesquisa e tem conhecimento para repassar. Não teremos futuro se não tivermos capacitando adequadamente nossos colaboradores. É por isso que fico muito feliz em ver mais uma unidade do NAC inaugurada".
Núcleos avançados
A unidade de Brasnorte foi construída por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural, Senar-MT e a prefeitura. Os Núcleos já estão presentes em oito municípios de Mato Grosso: Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçú, Juína e Comodoro. Até o fim de 2017, pelo menos outras cinco unidades estarão instaladas, totalizando 13 NACs em todo o Estado. Esses espaços ajudarão a atender uma grande demanda dos produtores, que é a capacitação de mão de obra para o campo.
As estruturas fazem parte do plano de expansão do Senar-MT, que visa atingir a necessidade de um milhão de pessoas qualificadas para atuação nas atividades agropecuárias até 2020 em Mato Grosso. Os NACs são instalados nas cidades para facilitar a concentração dos interessados em realizar os treinamentos, as qualificações e as oficinas da instituição na zona urbana dos municípios.
Solenidade
A solenidade de inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação de Brasnorte foi bastante prestigiada. Dentre as dezenas de lideranças de vários setores, o evento contou com a presença dos presidentes dos Sindicatos de Rurais de Juara, Jorge Mariano de Souza, e de Juína, Jose Lino Geraldo Martins, mais conhecido como Cabeção. O prefeito da cidade, Mauro Rui Heisler, o vice-prefeito, Marques Correa, o presidente da Câmara Municipal, Marques Correa, e várias lideranças locais também prestigiaram a inauguração. A equipe da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) também marcou presença. Estavam por lá o segundo vice-presidente, Fernando Conti, e os diretores Amarildo Merotti, Luciano Vaccari e Francisco Manzi.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso Blog.
Com assessoria