Cidades

Rios transbordam, alagam ruas e município decreta emergência

Santo Antônio do Leverger (34 quilômetros de Cuiabá) decretou situação de emergência por cheia de rios no município que transbordaram e alagaram várias ruas. Cerca de 200 famílias estão ilhadas. Conforme informações da prefeitura, sete pontes desmoronaram, estradas de acesso as comunidades, como Mimoso, Baías de São João e Lambari, estão cobertas por água e intrafegáveis. A situação vem se agravando desde o último sábado. 

De acordo com reportagem do jornal Diário de Cuiabá, a Defesa Civil do município ainda não havia conseguido acesso as comunidades ilhadas até o fim da tarde desta quarta-feira (22). Contudo, a água ainda não invadiu casas. Muitos alunos não têm frequentado aulas porque os ônibus escolares não chegam à localidade com as ruas intransitáveis.

A comunicação estava sendo feita apenas por telefone. A Defesa Civil do Estado foi acionada. Segundo a Secretaria de Estado de Cidades, equipes do Estado já foram acionadas e devem dar suporte ao município. 

Também se encontram em alerta os municípios de Vila Rica, Aripuanã, Juruena, Novo Santo Antônio, Luciara, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Confresa, Canarana, Santa Cruz do Xingu e Campo Novo do Parecis. Campo Novo em fevereiro deste ano já foi atingido por uma forte chuva que deixou mais de três mil pessoas desabrigadas. O município teve a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional. 

Na zona rural de Cuiabá cerca de 20 mil famílias da região do Pedra 90 ficaram isoladas. A ponte do rio Ariça Açu foi levada pela chuva no último domingo. Muitos moradores chegaram a improvisar passarelas para ter acesso a outras regiões. A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil do município que confirmou que a situação já está sendo normalizada. Segundo José Pedro Zanetti da Defesa Civil, o acesso àquelas regiões já está sendo possível e a ponte está sendo consertada. 

Além da ponte do Rio Ariça Açu, diversas pontes na região rural de Rio dos Couros, Raizama, Farturinha, Santo Antônio e Comunidade dos Médicos tiveram as cabeceiras destruídas e arrastadas pela água, na noite do último domingo. O município trabalha na recuperação das pontes. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.