Política

Presidente da Comissão Agropecuária da AL critica operação

Foto: Angelo Varela/ALMT

O deputado estadual Mauro Savi (PSB) assumiu nesta quarta-feira (22), a Comissão da Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa. Em seu primeiro pronunciamento à frente da comissão, ele criticou a condução da  operação ‘Carne Fraca’, da Polícia Federal. Conforme Mauro Savi, a investigação da PF que durou cerca de 2 anos, obteve dois laudos para tentar atingir dois grandes  frigoríficos, e deixou a impressão "que toda carne brasileira é podre".

“Nos causa muita estranheza esta ação, porque prejudicou o país inteiro. Agora teremos que provar ao mundo que nossa carne é boa e a melhor. A nossa produção está fora da investigação, mas a nossa carne está dentro da exportação. Quero dizer que o reflexo da operação já chegou ao Estado. O preço da arroba caiu  e temos 20 navios em trânsito na China sem saber o que fazer”, disse o parlamentar.

Savi destaca que a exportação da carne brasileira representa 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e lembrou que o Brasil é o maior exportador da proteína do mundo, sendo 33% somente de Mato Grosso.

“Isso irá repercutir no desemprego, na desaceleração do PIB. Quando o empresário fala em férias coletivas é demissão em massa. Isso irá ocorrer gradativamente em todo país. Se não matar bois, haverá milhares de desempregados. Temos que reverter logo está situação”, lamentou Savi.

Regularização fundiária

Quanto à regularização fundiária em Mato Grosso, o parlamentar disse que é preciso “destravar” o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) que deixou de arrecadar nos últimos 2 anos, cerca de R$180 milhões. Ainda sobre o impasse quanto à legitimação de posse (urbana e rural) e da regularização de ocupação.

Membros titulares

Presidente Mauro Savi (PSB); vice-presidente Dilmar Dal’Bosco (DEM) e membros Romoaldo Júnior (PMDB); Nininho (PSD) e Valdir Barranco (PT). Suplentes: Oscar Bezerra (PSB); Silvano Amaral (PMDB); Pedro Satélite (PSD); Adalto de Freitas (SD) e Zeca Viana (PT).

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões