Política

Governador assina autorização para concurso na área de Educação

Foto Ahmad Jarrah/ CMT

O governador Pedro Taques autorizou a realização do concurso público para a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). Taques já havia anunciado o procedimento durante a inauguração da Escola Estadual Filogônio Corrêa, no distrito de Nossa Senhora da Guia em Cuiabá. Agora, será iniciado o processo de contratação da instituição que realizará o certame, sob orientação da Seduc.

A autorização para o concurso foi assinado após a Secretaria de Estado de Gestão e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) autorizarem o processo. Ao todo serão oferecidas 5.748 vagas, em todos os níveis de formação.

A medida prevê gerar mais estabilidade aos profissionais que, hoje, são contratados temporariamente. Conforme o secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, a realização do concurso público para professores e outros profissionais é um compromisso firmado no Plano de Governo do governador Pedro Taques.

Segundo o secretário, a expectativa é dar início à nomeação dos aprovados ainda no decorrer deste ano. “Estamos trabalhando para colocar a Educação de Mato Grosso no local que lhe é de direito. Para isso, transformações são necessárias em várias áreas, como estrutura, inovação e, é claro, na valorização dos nossos educadores, que são peça fundamental na engrenagem de todo o sistema educacional”, disse Marrafon.

Vagas

Serão ofertadas 3.324 vagas para professor (nível superior) da Educação Básica, 928 para técnico administrativo (nível médio) e 1.496 para apoio administrativo (nível fundamental).

Para o cargo de professor, a carga horária definida será de 30 horas semanais, atendendo a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT).

Atualmente, a Seduc possui 40 mil servidores, sendo que 22,9 mil são professores. Destes, 9.231 são efetivos e 13.733 contratados temporariamente.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões