A presença de dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) de Cuiabá é fruto de um inquérito proposto pelo promotor de Justiça Alexandre Guedes, em setembro de 2015. A medida previa fiscalizar a assistência odontológica realizada nos serviços de vinculados ao SUS em Cuiabá.
Segundo Guedes, a medida atinge apenas os hospitais que possuem UTI e que a investigação visava cumprir as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Todos os hospitais em questão já deram um parecer informando que estão adaptando a unidade para que possam ter próprio dentista” afirmou o promotor.
Dentre as unidades de saúde que já responderam as requisições do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) estão o Hospital Geral Universitário, Hospital Júlio Muller, Hospital Infantil e Maternidade Femina, Hospital Jardim Cuiabá, Santa Casa, Santa Helena, São Benedito e Hospital do Câncer.
Apenas no Hospital São Mateus deu o retorno através da médica responsável pelo setor de UTI, a qual também afirmou a adequação da unidade.
Ainda em andamento, o inquérito atualmente está com 153 páginas.