O senador José Medeiros (PSD) afirmou que os pequenos produtores de carne serão os principais afetados pelos efeitos da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17), pela Polícia Federal (PF). Além disso, o parlamentar disse temer que países concorrentes explorem essa fraqueza do Brasil.
Nesta segunda-feira (20), o senador saudou a operação, no entanto, ressaltou que o Governo cometeu o erro de “pôr todos os ovos numa cesta só”, prejudicando toda a indústria de carne.
Vai ser aquele coitado daquele pecuarista que tem suas vaquinhas lá, e que a esperança dele era poder vender essas vaquinhas para sobreviver. A carne, com certeza, vai lá embaixo, e o que ele fez não vai sobrar para pagar o capim que a vaca comeu.
O senador mato-grossense salientou a qualidade do produto animal brasileiro e a competência de milhares de servidores públicos envolvidos em sua fiscalização.
Ele pediu união entre governistas e opositores para conter o prejuízo e discutir o modelo de “capitalismo de Estado” que concentrou o mercado de frigoríficos e deixou o país vulnerável.
Operação Carne Fraca
Deflagrada na sexta-feira pela Polícia Federal , a Carne Fraca investiga fraudes em carnes produzidas por 21 frigoríficos, vendidas no Brasil e no exterior.
Segundo a PF, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebiam propina para liberar licenças sem realizar a fiscalização adequada nos frigoríficos.
A investigação indica que eram utilizadas substâncias químicas para maquiar a carne vencida, e que água era injetada nos produtos para aumentar o peso.
Com assessoria