Fotos: Assessoria
A população de Santo Antônio de Leverger (32 km de Cuiabá), denunciou via redes sociais o descaso quanto ao lixo hospitalar exposto a céu aberto, há mais de quatro meses, jogados nos fundos do Hospital Municipal. Após vários relatos, os vereadores da cidade foram até o local e constataram as irregularidades denunciadas.
No local os parlamentares flagraram o descarte irregular, que pode caracterizar crime ambiental. Segundo os vereadores a denúncia parecia “mentira” já que o diretor do Hospital, é um médico de renome no Estado, e a secretária de saúde do município é a esposa dele.
Para os vereadores, Adelmar Galio (PSDB), Fabio Texeira (PSB) e Denis Pinheiro (PSC), o executivo municipal tem que tomar atitudes de emergência, para retirar o lixo do local o quanto antes, devido os riscos de contaminação.
“Várias seringas usadas foram encontradas dentro dos sacos. A principal preocupação são as contaminações nas pessoas que passam pelo local, funcionários e pacientes do hospital.”, explicou o vereador Adelmar.
Os vereadores disseram que depois do flagrante tentaram contato com o prefeito, Valdir Castro Filho (PSD), como também com a secretária de saúde e o diretor do hospital, mas não foram atendidos.
Por Lei, a irregularidade é considerada crime ambiental, conforme o artigo 56 da Lei nº 9.605, que tem como pena reclusão de um a quatro anos, e multa.
Com Assessoria