Nacional

Sindicato deve ser multado após ‘trancaço’ na entrada da USP

Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) deve ser multado por ter obstruído a entrada principal da Universidade nesta quarta-feira (15). A multa é no valor de R$ 10 mil por dia e deve ser aplicada em caso de bloqueio dos acessos da Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo.

A multa foi estabelecida em uma liminar – resultante de uma ação movida pela Universidade – deferida pela 16ª Vara da Fazenda Pública da Capital na terça-feira (14). A decisão afirma que “embora o direito de greve seja constitucionalmente protegido (e, portanto, não se reconhece aqui nenhuma possibilidade de interferência sobre o sindicato), as dependências da USP são públicas. Daí porque não se pode admitir que a paralisação interfira no uso do bem por parte de estudantes, funcionários e populares”.

Em contato com o G1, a Reitoria da USP afirmou que o Sindicato foi notificado por um oficial de justiça a respeito da liminar. O G1 entrou em contato com o Sintusp e aguarda retorno.

Paralisação
Parte dos professores, estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP) aderiu à paralisação desta quarta-feira (15) e promoveu um "trancaço”. O grupo protestou contra a reforma da Previdência e adicionou a defesa da educação pública como reivindicação própria. O trânsito ficou intenso na Rua Alvarenga e na Ponte Cidade Universitária. O protesto terminou às 11h30, segundo a CET e a entrada foi liberada.

O ato foi uma resposta à aprovação da proposta que estipula um teto de gastos na universidade pelo Conselho Universitário, instância máxima de decisões na USP, no último dia 7.

Na ocasião, manifestantes bloquearam a entrada da Reitoria onde estava marcada a reunião. Para liberar o local, os policiais usaram bombas de efeito moral. Quatro pessoas foram detidas. De acordo com testemunhas, um estudante ficou ferido e foi levado para o Hospital Universitário. A Polícia Militar disse que reagiu depois que os manifestantes lançaram objetos contra policiais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus