Os Assistentes Sociais do Estado de Mato Grosso elegem nesta sexta-feira (17) a nova composição da diretoria do Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social para o triênio 2017-2020. Mais de Dois mil assistentes sociais registrados no Conselho estão aptos a votar.
A atual vice-presidente do conselho, Lenil da Costa Figueiredo defende a eleição como uma forma da categoria participar legitimando o processo democrático de escolha da nova gestão. “O profissional deve lembrar que o Conselho se fortalece com a participação coletiva, importante para a efetivação das bandeiras de luta do conjunto Conselho Federal e Estadual de Serviço Social”, ressalta.
Em relação ao processo eleitoral, a Comissão Regional Eleitoral explica que apenas uma chapa concorre a direção do Conselho Federal e somente uma chapa para o Conselho Regional.
Para votar, a comissão eleitoral vai disponibilizar três urnas em Cuiabá e uma em Várzea Grande. Aqueles aptos a votar que têm domicílio no interior do Estado estão votando pelos Correios e o voto será válido desde que a correspondência chegue até o dia 17 de março.
Uma urna será instalada na sede do Conselho, localizada na Rua Batista das Neves, nº 22, Edifício Comodoro, no horário das 9h às 18h.
Em Cuiabá também haverá urnas no setor de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), no Centro Político e Administrativo, e outra no Bloco A do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Nestes três últimos lugares o horário de votação será às 9h às 17h. A Comissão Eleitoral teve o cuidado de distribuir os locais de votação de acordo com o endereço das/os assistentes sociais para facilitar a locomoção e garantir o quórum.
Em Várzea Grande, a urna ficará no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Castelo Branco, Centro Sul.
A instalação de diferentes locais de votação, segundo a Presidente do Conselho, Vera Lúcia Honório dos Anjos, é privilegiar a ampla participação de profissionais, em locais de fácil acesso, e uma das medidas para o fortalecimento da profissão, da categoria e de suas entidades representativas.
“É imprescindível fomentar a participação de assistentes sociais em sua estrutura politica e nos espaços já existentes no Conselho que são as comissões permanentes, e, enfatizou que esse exercício se faz a partir das eleições para escolha da direção”, observa.
Lembra também que a defesa da profissão acontece tantos nos espaços profissionais do cotidiano como na organização politica da categoria, como o é agora”, afirmou a presidente.
Quem pode votar
Estão aptos a votar neste pleito todos os assistentes sociais em dia com a anuidade referente a 2016. “Importante esclarecer que ninguém é obrigado a votar e também não há multa para quem não comparecer às urnas. O voto é democrático, porém muito importante para referendar a nova diretoria”, pontua a presidente da Comissão Eleitoral Lenil Figueiredo.
Pelos Correios
A votação para quem reside em outros municípios mato-grossenses já está ocorrendo. Os assistentes sociais receberam em suas residências a cédula em envelope lacrado acompanhado de um envelope selado para que ele possa postar o voto nos Correios endereçado ao Conselho. Aproximadamente 1 mil assistentes sociais estão tendo a oportunidade de votar nestas condições.
Fonte: Assessoria



