Após dez dias, a 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar encerrou as buscas dos corpos das duas crianças, de 8 e 9 anos, que se afogaram no Rio Guaporé (521,3 km de Cuiabá), na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade. O afogamento ocorreu no dia 27 de fevereiro, por volta das 16h.
O Corpo de Bombeiros Militar salientou que, caso haja novos indícios que apontem para uma possível localização das crianças, os trabalhos serão retomados. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar se os dois caíram mesmo no rio. A suspeita é de que os garotos podem não ter se afogado, já que os bombeiros não encontraram nenhuma pista deles no rio.
A Polícia Civil deve ouvir os outros dois amigos dos meninos que estavam no local e disseram terem visto os dois entrando no rio e se afogando.
Além dos bombeiros de Pontes e Lacerda, no quarto dia de buscas houve o apoio operacional da equipe de mergulhadores da 2ªCIBM do município de Cáceres e no oitavo dia, foi adicionado o reforço operacional do Grupo de Mergulhadores Autônomos do 1ºBatalhão em Cuiabá e o Núcleo de Operações de Busca Resgate e Salvamento com Cães do 2º Batalhão em Várzea Grande.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a baixa visibilidade da água; elevado nível da cheia do rio Guaporé; grande quantidade de vazões alternativas; vegetação da mata ciliar muito densa e parcialmente submersa pelo grande volume de água acima da calha do rio estendendo, dificultaram o trabalho de busca pelas crianças.
Ao término da operação todo o efetivo empregado reuniu-se com os familiares e repassaram todas as informações referente aos dias de buscas.
O caso
Conforme o boletim de ocorrência, no dia do acidente quatro crianças estavam pescando na beira do Rio Guaporé, quando o garoto de 8 anos caiu na água. Em seguida, seu primo de 10 também entrou na água, na tentativa de resgatá-lo.