A deputada Janaina Riva (PMDB) voltou a ser alvo de ironias por conta da proposta de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar o suposto rombo de R$ 700 milhões e possíveis irregularidades no Fundo Previdenciário do Estado de Mato Grosso (MT-Prev).
Após as declarações do líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, Dilmar Dal’Bosco (DEM), foi a vez do governador Pedro Taques (PSDB) alfinetar a deputada de oposição.
Questionado sobre a proposta de investigação, Taques ironizou e disse que uma boa CPI seria aquela que investigasse os supostos casos de corrupção cometidos nos últimos anos no Legislativo, quando o pai de Janaina, o ex-deputado José Riva, era o homem mais forte da Assembleia – presidindo a Casa por vários anos.
“Se eu fosse discutir CPI, daria a ideia da CPI do roubo de R$ 500 milhões da Assembleia Legislativa. O Ministério Público diz que roubaram esse valor da Assembleia nos últimos 20 anos. Isso seria uma boa CPI”, declarou à imprensa, na manhã desta terça-feira (7).
Para a abertura da CPI, a deputada conta com o apoio de deputados governistas, como o presidente do Legislativo, Eduardo Botelho (PSB), Guilherme Maluf (PSDB) e Zé Domingos Fraga (PSD). No entanto, nos bastidores já corre a informação de que os parlamentares da base de Taques podem acabar voltando atrás e tirando suas assinaturas.
Gestor incompetente
Após a declaração de Taques, Janaina saiu em defesa da CPI e rebateu o chefe do Executivo Estadual.
Conforme a parlamentar, ela não está preocupada se a CPI acabe revelando que os desvios e irregularidades no MT-Prev começaram na gestão do seu grupo político.
“Não entendo porque o governador, um homem que saiu do Ministério Público e sempre prezou pela transparência, não tem o desejo de que nós possamos investigar e descobrir onde está o erro com relação à previdência do Estado”, afirmou.
“As irregularidades podem ter começado desde a gestão do PMDB, assim como agora. Não tenho essa preocupação se ela começou com o PMDB ou se veio com o PSDB. Acho que o governador precisa ver que o nosso intuito é ajudar. Diferente do dele que é ficar provocando birrinhas e brigas, querendo falar do passado”, completou Janaina, dizendo ainda que as declarações de Taques demonstram certa desconfiança quanto a capacidade de investigação do MPE.
A deputada disse ainda que Taques volta a usar um assunto importante para tentar se beneficiar politicamente e esconder sua “incapacidade” como gestor.
“Quero defender a CPI do MT-Prev para que haja uma solução e não onere os nossos aposentados e pensionistas. Diferente do governador que está preocupado em fazer, mais uma vez, um palanque. Querendo usar os argumentos do passado para tentar se reeleger e esconder o desgaste de sua gestão, além de sua incapacidade de gerir o MT-Prev”, afirmou.
“Recomendo ao governador que cuide de sua vida como gestor e deixe o Parlamento para nós deputados”, pontuou.
Leia mais:
Líder do Governo ironiza Janaina e diz que CPI da MT-Prev é "tiro no pé"