Principal atração do UFC Fight Night 106, neste sábado, em Fortaleza, Vitor Belfort buscará a reação diante de Kelvin Gastelum, no peso médio. Mas a vitória terá outra sensação para o Fenômeno, que vem de duas derrotas seguidas e tentará não repetir a pior sequência na carreira: entre agosto de 2004 e abril de 2005, ele perdeu três vezes consecutivas.
Belfort vem de derrotas para Ronaldo Jacaré e Gegard Mousasi, ambas por nocaute técnico. E terá o desafio de, diante dos fãs brasileiros, acabar com a sequência negativa contra Kelvin Gastelum, que por sinal está em boa fase no UFC – venceu as duas lutas anteriores. Além de se recuperar em seu país natal, com a torcida a favor, o Fenômeno espera não repetir a sequência negativa de três combates sem sair com triunfo, o que só ocorreu uma vez em 20 anos de carreira.
A pior série de Belfort no MMA começou em agosto de 2004, no UFC 49, quando ele foi batido por Randy Couture por nocaute devido a interrupção médica e deixou escapar o cinturão dos meio-pesados. Depois, o Fenômeno perdeu para Tito Ortiz por decisão dividida, na edição número 51, em fevereiro de 2005. Em seguida, pelo extinto PRIDE, em Osaka, no Japão, o brasileiro caiu diante de Alistair Overeem, sendo finalizado com guilhotina, em abril de 2005.
Depois dessa fase ruim, Belfort se reencontrou e chegou a disputar o cinturão do UFC contra Anderson Silva e Chris Weidman, ambas no peso médio, e Jon Jones (meio-pesados), mas não foi bem-sucedido nas tentativas de ser campeão. O Fenômeno caiu de produção e vem de nocautes seguidos nas duas lutas anteriores, o que aumenta a importância do duelo diante de Kelvin Gastelum, em Fortaleza.
Belfort no MMA
38 lutas
25 vitórias
13 derrotas
Melhor sequência de Belfort no MMA
5 vitórias seguidas
Bateu Ivan Serati (Cage Rage), James Zikic (Cage Rage), Terry Martin (Affliction), Matt Lindland (Affliction) e Rich Franklin (UFC)
Pior sequência de Belfort no MMA
3 derrotas seguidas
Perdeu para Randy Couture (UFC), Tito Ortiz (UFC) e Alistair Overeem (PRIDE)
Últimas lutas
2 derrotas seguidas
Perdeu para Ronaldo Jacaré e Gegard Mousasi, ambas pelo UFC
UFC Fight Night 106
Sábado, 11 de março
Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza
Card principal
Vitor Belfort x Kelvin Gastelum
Mauricio Shogun x Gian Villante
Edson Barboza x Beneil Dariush
Jussier Formiga x Ray Borg
Bethe Pitbull x Marion Reneau
Alex Cowboy Oliveira x Tim Means
Card preliminar
Francisco Massaranduba x Kevin Lee
Godofredo Pepey x Kyle Bochniak
Max Griffin x Serginho Moraes
Michel Trator x Josh Burkman
Rony Jason x Jeremy Kennedy
Rani Yahya x Joe Soto
Garreth McLellan x Paulo Borrachinha
Fonte: SuperEsportes