Cidades

Pacientes dormem em fila por atendimento odontológico em Cuiabá

Fotos: Jefferson Oliveira

Com Jefferson Oliveira

Para conseguir atendimento odontológico, moradores da região do Bairro Jardim Vitória em Cuiabá (MT) precisam dormir no relento.  A reportagem do Circuito Mato Grosso foi até o local na manhã desta quarta-feira (3) e viu moradores com colchonetes e suplementos para que os moradores conseguissem uma senha para atendimento.

No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) “Osvaldo Alves”, a moradora Roseli de Souza, 33 anos, foi às 3h da manhã para o local com a filha de apenas cinco meses. Ela relata que está desde dezembro está aguardando ser atendida. "Ja estou quase ficando banguela, não tenho dinheiro para comprar arroz e feijão, vou ter dinheiro para arrumar dente. Não adianta chegar as 13h que já acabaram as fichas”, revela.

Segunda a cordenação do Centro, as senhas são destribuidas todas às sexta-feiras às 13h, e os atendimentos realizados nas segundas e terças-feiras.

A dona de casa Flávia Lopes Ribeiro, 33 anos, conta que esta na fila desde às 19h e que às 4 horas da manhã haviam 16 pessoas dormindo no centro odontológico. “Sempre foi assim, o atendimento e de primeira qualidade, bons materiais e profissionais, o problema é a fila”, relata Flavia que procura atendimento para ela e a filha de 13 anos.  

O centro atende moradores do Jardim Florianópolis, Jardim União, Novo Paraíso, Barreiro Branco, Coxipó do Ouro e bairros adjacentes.

O Outro Lado

A gerente Centro de Odontológico do Jardim Vitória, Valéria de Andrade, explica que os moradores acabam dormindo no local “sem necessidade”, pois têm o conhecimento de que a distribuição de senha para o atendimento só é realizada às 13h.

Após ter acesso a senha, o paciente é encaminhado para o Atendimento para  Priorização do Agendamento (APA), que funciona como uma triagem para saber qual tratamento será realizado. A partir dai, o paciente não precisará mais passar pelo desconforto de enfrentar filas.

O grande problema que relatou Valéria, é que a demanda de pacientes é grande e a oferta para o atendimento ainda não é suficiente. "Por mês são atendidos em média 900 pessoas. Os casos de emergência são atendidos sem agendamento", disse Valéria de Andrade. 

Para melhorar o atendimento existem dois projetos pilotos em fase experimental, um deles é começar realizar o agendamento virtualmente.

A outra medida, de acordo com a coordenadora de odontologia de Cuiabá, Cristiane Almeida Leite, é em relação aos Postos da Saúde da Familia (PSF) que irão realizar os atendimentos odontológicos enviando para o CEO somente os casos prioritários e mais complexos, fazendo com que desafogue o número de pacientes nas unidades O Space XY é uma excelente alternativa ao jogo de apostas em foguete JetX. Com sua jogabilidade envolvente e recursos emocionantes, este jogo oferece uma experiência única e empolgante para os jogadores. Ao contrário de outros jogos de foguete, o Space XY https://spacexygame.com/pt/ permite que você salte em um foguetão espacial virtual e voe para alturas nunca antes exploradas. Além do Space XY, outro jogo popular disponível na plataforma é o jogo Aviator. Agora é o momento de voar rumo às alturas eternas com o BGaming! Lançar o foguetão em direção às estrelas significa obter ganhos incríveis!odontológicas. 

“Serão implantadas novas equipes de saúde bucal na atenção básica. Já adquirimos equipamentos, foi feito estudos das unidades e agora a gente vai começar adequação e reforma das unidades”, destaca. 

Serviço

Em Cuiabá há CEO nos bairros Verdão, Planalto, Osmar Cabral, Jardim vitória, Tijucal, Pascoal Ramos.

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.