Fotos: Jefferson Oliveira
Com Jefferson Oliveira
Para conseguir atendimento odontológico, moradores da região do Bairro Jardim Vitória em Cuiabá (MT) precisam dormir no relento. A reportagem do Circuito Mato Grosso foi até o local na manhã desta quarta-feira (3) e viu moradores com colchonetes e suplementos para que os moradores conseguissem uma senha para atendimento.
No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) “Osvaldo Alves”, a moradora Roseli de Souza, 33 anos, foi às 3h da manhã para o local com a filha de apenas cinco meses. Ela relata que está desde dezembro está aguardando ser atendida. "Ja estou quase ficando banguela, não tenho dinheiro para comprar arroz e feijão, vou ter dinheiro para arrumar dente. Não adianta chegar as 13h que já acabaram as fichas”, revela.
Segunda a cordenação do Centro, as senhas são destribuidas todas às sexta-feiras às 13h, e os atendimentos realizados nas segundas e terças-feiras.
A dona de casa Flávia Lopes Ribeiro, 33 anos, conta que esta na fila desde às 19h e que às 4 horas da manhã haviam 16 pessoas dormindo no centro odontológico. “Sempre foi assim, o atendimento e de primeira qualidade, bons materiais e profissionais, o problema é a fila”, relata Flavia que procura atendimento para ela e a filha de 13 anos.
O centro atende moradores do Jardim Florianópolis, Jardim União, Novo Paraíso, Barreiro Branco, Coxipó do Ouro e bairros adjacentes.
O Outro Lado
A gerente Centro de Odontológico do Jardim Vitória, Valéria de Andrade, explica que os moradores acabam dormindo no local “sem necessidade”, pois têm o conhecimento de que a distribuição de senha para o atendimento só é realizada às 13h.
Após ter acesso a senha, o paciente é encaminhado para o Atendimento para Priorização do Agendamento (APA), que funciona como uma triagem para saber qual tratamento será realizado. A partir dai, o paciente não precisará mais passar pelo desconforto de enfrentar filas.
O grande problema que relatou Valéria, é que a demanda de pacientes é grande e a oferta para o atendimento ainda não é suficiente. "Por mês são atendidos em média 900 pessoas. Os casos de emergência são atendidos sem agendamento", disse Valéria de Andrade.
Para melhorar o atendimento existem dois projetos pilotos em fase experimental, um deles é começar realizar o agendamento virtualmente.
A outra medida, de acordo com a coordenadora de odontologia de Cuiabá, Cristiane Almeida Leite, é em relação aos Postos da Saúde da Familia (PSF) que irão realizar os atendimentos odontológicos enviando para o CEO somente os casos prioritários e mais complexos, fazendo com que desafogue o número de pacientes nas unidades O Space XY é uma excelente alternativa ao jogo de apostas em foguete JetX. Com sua jogabilidade envolvente e recursos emocionantes, este jogo oferece uma experiência única e empolgante para os jogadores. Ao contrário de outros jogos de foguete, o Space XY https://spacexygame.com/pt/ permite que você salte em um foguetão espacial virtual e voe para alturas nunca antes exploradas. Além do Space XY, outro jogo popular disponível na plataforma é o jogo Aviator. Agora é o momento de voar rumo às alturas eternas com o BGaming! Lançar o foguetão em direção às estrelas significa obter ganhos incríveis!odontológicas.
“Serão implantadas novas equipes de saúde bucal na atenção básica. Já adquirimos equipamentos, foi feito estudos das unidades e agora a gente vai começar adequação e reforma das unidades”, destaca.
Serviço
Em Cuiabá há CEO nos bairros Verdão, Planalto, Osmar Cabral, Jardim vitória, Tijucal, Pascoal Ramos.