Fotos: Arquivo Pessoal
Um caso que chamou a atenção em Cuiabá (MT) nos últimos dias é o do garoto Fábio Henrique de apenas 2 anos de idade, que teve as duas pernas e os 10 dedos das mãos amputados, devido a uma meningite causada pela bactéria meningococo.
Em conversa com o Circuito Mato Grosso, a superintendente do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá (HPSC), a médica infectologista Zamara Brandão Ribeiro, falou sobre os tipos de meningite e principalmente a que acometeu o menino Fábio.
De acordo com a médica, a meningite é a inflamação da meninge que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem três tipos de meningites, a viral, a bacteriana e a fúngica. As mais comuns, segundo Zamara, é a bacteriana e a viral.
Na meningite viral o tratamento é mais simples. “Nesses casos indicamos repouso, ficar deitado, tomar alguns tipos de antivirais. Alguns casos não é nem necessário o tratamento, pois os sintomas desaparecem”, disse a médica.
As principais formas de contrair o vírus são por meio de alimentos, água e objetos contaminados. “Em lugares frios e secos é mais propício se pegar o vírus. Ficar muito tempo em lugares fechados com alguém que já esteja contaminado, como creches e escolas, também facilita a contaminação. Além disso, não lavar as mãos e estar presente em ambientes cheios de pessoas também podem aumentar os riscos de contrair a meningite”, frisou infectologista.
Caso raro
No caso de Fábio, a meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ocorre geralmente em adultos na casa dos 20 anos, mas o pequeno garoto contraiu a doença. Para as infecções bacterianas o tratamento deve ser o mais rápido possível, pois a doença pode levar a morte ou a sequelas neurológicas graves.
“No caso da bacteriana, a doença pode deixar grandes sequelas. O menino Fábio, teve que amputar as pernas e dedos das mãos, pois houve uma inflamação dos vasos, fazendo com que a circulação sanguínea parasse em algumas partes do corpo. As pernas e mãos ficaram com tecido morto, e tiveram que ser cortados para que não se tornassem um 'abrigo' das bactérias. Isso poderia atingir mais partes do corpo da criança”, explicou a médica.
O tratamento para a meningite bacteriana é por meio de antibiótico na veia por sete dias. Fábio já concluiu o seu procedimento médico e está internado na enfermaria do Pronto-Socorro. Existe vacina que previne a doença e que crianças devem tomar.
A dose disponível na rede pública de saúde é destinada a crianças menores de dois anos. No primeiro ano de vida, são necessárias duas aplicações e reforço entre um ano e um ano e três meses. Nas pessoas acima de um ano a dose é única.
A médica alertou a população para os sintomas. “O início da meningite tem febre média ou alta, convulsões, dor de cabeça, rigidez corporal, moleira tensa ou elevada, inquietação e em alguns casos, como o que aconteceu com Fábio, manchas vermelhas ou roxas pelo corpo”, concluiu ela.
Doações
A mãe de Fábio, Angela Regina Santana, também conversou com o Circuito Mato Grosso e falou dos desafios que têm enfrentado atualmente.
“Estou ficando 24h com ele. Graças a Deus meu filho teve uma melhora considerável, desde o dia que chegou ao Pronto-Socorro, em 11 de janeiro. Vamos nos adaptar a nova realidade dele, já ganhamos uma cadeira de roda para quando ele receber alta. Estamos em busca de uma doação de prótese, que ele irá precisar para voltar a andar”, disse a mãe.
Outras doações também são necessárias, uma vez que Angela – que atua como manicure – não está trabalhando, desde que seu filho foi internado. O pai da criança, que é garimpeiro, viajou a cerca de dez dias para a cidade de Castelo dos Sonhos, no Pará. A família reside no Bairro Novo Paraíso I, na Capital.
“Doações como leite e fralda é o que vamos precisar muito, pois é os itens mais usados por Fábio. Ele tem se alimentado bem também, mas precisamos de frutas, verduras e outros alimentos”, completou a mãe do garoto.
No momento, devido à dedicação da mãe de Fábio em permanecer o tempo todo com ele no hospital, os interessados em ajudar a família podem realizar doações ligando para a tia do garoto, Franciane Santana, no número (65) 99315-7919.
Confira imagens e vídeos de Fábio: