Foto: Reprodução
Família de Cuiabá (MT) passa por um momento delicado e precisa de ajuda para um garoto de apenas dois anos, que está internado no Hospital e Pronto-Socorro da Capital. A criança que se chama Fábio está se recuperando de meningite bacteriana e pneumonia. Devido ao problema de saúde, ele teve as duas pernas amputadas. Na última segunda-feira (20) os dez dedos das mãos também tiveram que ser abscindidos.
O Circuito Mato Grosso entrou em contato com Franciane Santana, tia da criança, e obteve detalhes do quadro de saúde do garotinho.
“Hoje ele se encontra na enfermaria em observação, já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém está sem os membros inferiores e sem os dedos das mãos”, disse ela.
Segundo Franciane, a criança começou a passar mal no último dia 11 de janeiro com muita febre, vômito e desmaiando. Sua irmã, Angela Regina, levou o menino até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Morada do Ouro, mas não foram atendidos. Segundo ela, a equipe visualizou o menino e disse que se tratava de uma gripe e pediu para a família retornar para casa.
No dia seguinte, os sintomas não desapareceram e a família, com a ajuda de um amigo, encaminhou Fábio até a Policlínica do Bairro Verdão, onde os médicos constataram uma possível meningite. Foi então que ele foi encaminhado as pressas para o Pronto-Socorro.
De imediato o garoto foi para a sala de isolamento da unidade e teve que respirar com ajuda de aparelhos por 16 dias. A tia do garoto conta que a família já estava desacreditada.
“Os médicos já nos prepararam para o pior, pois eles disseram que meningite só tem a piorar a cada dia. Na UTI ele sofreu três paradas cardiorrespiratórias. Ele já estava há 16 dias entubado e isolado, quando teve uma melhora e passou a respirar sem os equipamentos”, relatou.
Após receber doses de antibióticos e outros medicamentos, apresentando certa melhora, Fábio teve falta de circulação do sangue nas pernas, fazendo com que os membros necrosassem. Ambas as pernas tiveram que ser amputadas, para não comprometer uma parte maior do corpo.
Na segunda-feira (20), o garoto teve outras partes afetadas pela falta de circulação sanguínea, o rosto do menino e as mãos pararam de receber a circulação e começaram a inchar e necrosar.
“O rosto dele graças a Deus voltou a ter circulação do sangue e não precisou realizar nenhum procedimento, está apenas ferido na ponta do nariz, mas já está cicatrizando. Já os 10 dedos das mãos foram amputados', disse.
Ela informa que a família que mora no Bairro Novo Paraíso I, precisa de ajuda, pois a mãe de Fábio não tem condições de voltar ao trabalho de manicure, uma vez que passa o dia todo com o filho internado. Já o pai do garoto, que é garimpeiro, teve que viajar a cerca de 10 dias para a cidade de Castelo dos Sonhos no Pará.
O casal têm mais três filhos além de Fábio. Os irmãos do garoto chegaram a passar por exames, que afastaram a possibilidade de estarem com a mesma doença do garoto. Nestes dias, de acordo com Franciane, eles ficam com o avô durante a semana e com ela, em seus dias de folga.
Ao Circuito Mato Grosso Franciane declarou que a família precisa urgentemente de fraldas e leite.
Ela ainda espera poder receber ajuda de quem possa doar cadeira de rodas e futuramente próteses para que o pequeno Fábio possa se adaptar e andar, quando receber alta do hospital.
Quem quiser ajudar, pode entrar em contato diretamente com a Franciane: (65) 99315-7919.
Veja fotos: