Cidades

Carnaval Banana Folia de Livramento começa sábado

O tradicional Carnaval da cidade de Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá), que reúne milhares de foliões da Baixada Cuiabana, tem início amanhã (sábado, 25) e segue até segunda-feira (27). Este ano a prioridade na folia de Momo dos papa bananas será o quesito ‘Segurança’. A garantia foi dada pelo coordenador geral do Banana-Folia/2017, Eduardo Sávio de Oliveira e pelo prefeito da cidade, Silmar de Souza (PSDB).
 
De acordo com Eduardo, “desde janeiro começamos a buscar um grande aparato policial. De lá pra cá fechamos todas as parcerias possíveis com as Polícias Civis, Militar, Brigadeiros do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Todos irão disponibilizar contingentes para proporcionarmos segurança para os foliões que deverão pular o carnaval em Livramento”, destacou.
 
Para que dissabores não acontecessem e colocasse em risco o carnaval como no ano de 2015, época do cancelamento da folia de Momo, o projeto do Carnaval Popular papa banana foi muito debatido até a aprovação pelo Corpo de Bombeiros. “Debatemos muito e seguimos a risca os critérios repassados pelo Corpo de Bombeiros.”
 
Ainda conforme o coordenador, para que tudo desse certo, “fizemos um enorme envolvimento entre projetistas, engenheiros e organizadores do evento. Juntos também com os barraqueiros e comissão do Carnaval discutimos todas as atribuições que nos foram dadas”, completou Eduardo.
 
Segundo o prefeito da cidade Silmar de Souza, a 23ª edição do Carnaval Banana-Folia de Livramento acontece na Praça Fernando de Barros, popularmente chamada de Praça de Eventos, nos dias: 25, 26 e 27 de fevereiro, com bailes a partir das 22h e término as 3h30. A entrada é gratuita.
 
O prefeito destaca que a organização da festança pretende reunir público mínimo de 6 mil pessoas por noite, e no domingo haverá matinê para a criançada com início às 18h. As bandas: Alto Astral e Flor de Lis se intercalam no palco durante os três dias de festa. Como repertório, muitas marchinhas, axé e samba enredo. Para tanto, ampla estrutura foi montada; com palco, banheiros químicos, área de alimentação e espaço para crianças.
 
Um pouco da história do Carnaval papa banana
 
Livramento é uma cidade bastante conhecida no cenário nacional e internacional, graças a sua singela beleza natural, sua localização geográfica e o fácil acesso.
 
Situada às margens da rodovia MT-060, cerca de 32 km da capital do Estado, a cidade é vista de forma quase que obrigatório por aqueles que visitam Poconé ou prosseguem até ao Pantanal norte mato-grossense.
 
O primeiro ato de propagação da terra dos livramentenses se deu pela fama de maior produtor de banana do Estado, algo que lhes rendeu o apelido papa banana. Mas o ‘boom’ da popularidade do falia de Momo ali se culminou nos anos finais da década de 90, quando teve início o Carnaval Pantaneiro, que depois se tornou ‘Banana-Folia’.
 
Nesse período, a fama dos papa bananas ganhou proporção inimaginável e notabilidade mundo afora. Na ocasião, a empolgação do Carnaval reunia em solo livramentense cerca de 150 mil pessoas durante cinco dias de folia. A pequena e humilde cidade praticamente parava pra receber os foliões. Casas para locação eram disputadas no grito e preço mais alto pelos efêmeros visitantes.
 
Na ocasião, o Bananafolia reinou absolutamente como o maior e melhor Carnaval de Mato Grosso. Foi o esplendor do período. Como se diz no meio popular: “a bola da vez”. Desfrutou de anos áureos. Até celebridades da renomada folia carioca vieram conhecer e desfilar pelas apertadas ruas do bucólico lugarejo de pouco mais de 12 mil habitantes, entre elas, o carnavalesco Joãozinho Trinta e a modelo Mis Rio de Janeiro – Magda Cotrofe.
 
O brilho da coroa e das plumas sempre resplandeceu de edição em edição e até hoje na 23ª edição da folia de Momo livramentense. Ela atrai muita gente para curtir as características peculiares que só o Carnaval papa banana possuí.

Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.