Plantão Policial

PM e Bombeiros alertam população sobre riscos recorrentes no Carnaval

Foto: Lenine Martins

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso alertam a população para que os seis dias de festas do carnaval não acabem em tragédia. Durante a coletiva de apresentação da Operação Carnaval, realizada na quarta-feira (22), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Cuiabá (MT), as instituições divulgaram quais os acidentes mais comuns nessa época.

Segundo a PM, o maior número de ocorrências registradas entre os foliões são as brigas.

"O que mais dá problema para a Polícia Militar são os cidadãos exaltados e alcoolizados que acabam perdendo a compostura e brigando. As pessoas têm que entender que o Carnaval é diversão e não um ringue para briga”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães.

“A Polícia Militar estará presente nos locais de festas dando uma maior segurança aos foliões e fiscalizando para evitar esse tipo de ocorrência”, completou.

Outros tipos de ocorrências que aumentam, de acordo com o comandante, são as de desobediência e desacato, uso e tráfico de drogas e corrupção de menores.

“As pessoas aproveitam o grande número de foliões misturados e tentam praticar atos ilícitos. Muitos usuários e traficantes são encaminhados à delegacia nessa época. O consumo e venda de bebidas alcoólicas para menores também chama a atenção da Polícia, que fará uma fiscalização com 1.300 homens distribuídos em 60 cidades que receberão um maior número de participantes no Carnaval de 2017”, finalizou o comandante.

A Polícia Militar acredita que em torno de 360 mil pessoas participarão do Carnaval em Mato Grosso. O Batalhão de trânsito da PM também atuará nas rodovias realizando fiscalizações e checagem de veículos, documentação dos motoristas e realizando os testes de bafômetros. Será feito bloqueios parciais de vias e fiscalização na modalidade comboio, com viaturas policiais seguindo na frente para fazer o controle da velocidade nos horários de tráfego mais intenso.

A Polícia Militar ressalta que qualquer situação estranha ou algo ilícito que o cidadão presenciar durante o Carnaval, poderá entrar em contato com a PM pelo telefone 190 ou procurar um policial mais próximo. Já em caso de vítimas de afogamentos, incêndios ou algum acidente com vítimas presas as ferragens, o telefone do Corpo de Bombeiros para emergência é 193. 

Afogamentos

Já o Corpo de Bombeiros Militar alerta os foliões para uma mistura que não combina: álcool e os rios.

"O maior índice de atendimento durante o Carnaval é relacionado a afogamentos. As pessoas acabam ingerindo bebidas alcoólicas e querem se refrescar em rios e cachoeiras. Pedimos atenção a essas pessoas, mesmo aquelas que sabem nadar, para evitar frequentar esses lugares quando estiverem sob o efeito do álcool”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Júlio Cezar Rodrigues.

“O homem se arrisca mais do que a mulher, bebe e acaba perdendo a noção de perigo. Uma das nossas principais recomendações é jamais misturar álcool e mergulho”, encerrou o comandante.

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em