Política

Indígenas reagem contra troca no Sesai e seguem para Brasília

Lideranças indígenas de várias regiões do País se organizam para irem à Brasília (DF) protestar contra a exoneração do mato-grossense Rodrigo Rodrigues da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, publicada na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União.  As lideranças temem que ocorra retrocesso nos avanços na política de saúde indígena no país conquistados nos últimos anos.

Willian Domingues, presidente do Conselho Distrital Indígenas (Condisi) de Altamira (PA), acredita que com a exoneração de Rodrigo Rodrigues, que está sendo substituído por Maro Antônio Toccolini, o Ministério da Saúde  tire a força do conselho como instituição consultiva e deliberativa e segure a liberação de recursos dos convênios via Fundo Nacional de Saúde (FNS), onde se concentra os repasses das conveniadas.

“Agora, com a troca do secretário da Sesai, vem um novo secretário pronto em fazer com que nós, indígenas, acatemos as suas ideias. Se nós ficarmos calados e vendo isto de camarote é o fim da Sesai. Fico preocupado com tanto desrespeito contra o nosso povo. Ou fazemos algo em defender nossa Sesai ou voltaremos em destaque zero”, argumenta Willian Domingues.

O líder defende uma mobilização nacional contra o que ele classifica de ‘loteamento político dos cargos de gestão que envolve as políticas Indigenista’. “Devemos ocupar as estradas e pontos estratégicos de todo o país e ai vamos a Brasília todos juntos exigir do governo que tire a política Indigenista do balcão de negócios que virou o Congresso Nacional, fortaleça a SESAI e a FUNAI, garantindo um perfil técnico na gestão e a nossa participação nas tomadas de decisões”, completa.

De Vitória na Conquista (BA), o cacique Caititu, da nação Pataxó, também convoca todas as tribos do país para irem com arco e flecha para Brasília defender a política nacional de saúde indígena.  “Guerreiros e guerreiras, temos que fechar as estradas e enfrentar, principalmente, o presidente Michel Temer, porque não vamos abrir mão dos nossos direitos”.

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões