As matrículas para novos alunos e transferência na rede estadual de ensino foram adiadas para esta terça-feira (21) devido a pane no sistema por conta do grande fluxo de acessos simultâneos.
Desde às 8h desta segunda-feira (20) – dia marcado para o início das matrículas online –, pais e responsáveis que entraram no sistema já encontraram o site fora do ar.
A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou vários comunicados informando a situação das matrículas.
Inicialmente admitiu a instabilidade do sistema Matrícula Web. Depois divulgou uma nota informando que providências já estavam sendo tomadas e o site voltaria ainda hoje. Por fim, a Seduc acabou adiando as matrículas.
Ana Paula Cavischion, tia da adolescente de 15 anos, Gabrielly Cavichion, que precisa ser transferida da cidade de Nobres para Várzea Grande, disse ter tentado desde as primeiras horas. “Seria bom se o sistema funcionasse, mas não funciona. Falta qualidade no site. A gente tenta mais rápido possível para conseguir uma escola perto, se não eles acabam mandando pra uma escola muito longe”.
Mães desabafaram a dificuldade, através do Facebook, em matricular os filhos. Deise da Silva disse que a filha está a um ano sem estudar. "Não tenho condições de pagar uma escola particular. Ela está doida para estudar. Fico muito triste em não conseguir uma vaga pra ela", lamentou. Outra mãe, mais enérgica disse que foi a escola e conseguiu a solicitação e a matrícula.
As matrículas
O processo deve ser feito através do site matricula.seduc.mt.gov.br simultaneamente em todas as escolas, participantes ou não do processo de Matrícula Web. As únicas exceções são unidades do Sistema EJA Brasil (SEJA), rurais e indígenas, onde as matrículas devem ser feitas exclusivamente nas unidades.
Escolas especiais de Cuiabá e Várzea Grande também não estão inseridas neste processo. Nestes casos, a inscrição é feita na própria unidade.
Para solicitar vaga em uma das unidades escolares, os pais ou responsáveis devem realizar um cadastro na plataforma criada para o atendimento. Os usuários devem informar e-mail, dados pessoais e telefone de contato.
Após solicitar a vaga na escola escolhida, os pais devem procurar a unidade para efetivar a matrícula. O horário de atendimento para matrículas nas escolas que atendem três turnos será das 8h às 20h, e nas que atendem dois turnos será das 8h às 17h30.
Leia mais:
Escolas estaduais iniciam matrículas nesta segunda (20)