Política

Câmara marca audiência para discutir PDDI do Vale do Rio Cuiabá

A Câmara de Vereadores de Cuiabá vai realizar uma audiência pública para debater a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A audiência deve acontecer no dia 15 de março (quinta-feira), às 14 horas, no Plenário de Deliberações.  

O requerimento foi apresentado pelo presidente Justino Malheiros (PV), atendendo uma solicitação da presidente do Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Codem/VRC), Maristene Matos.

“É uma medida de suma importância, tendo em vista que o Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá trabalha para atingir metas que passam diretamente pela concretização do PDDI.”, ressaltou Justino.

O Vale do Rio Cuiabá foi criado oficialmente pela lei complementar estadual nº 359/2009 e incluem as cidades Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger.

Já os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada do Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste compõem o denominado entorno metropolitano.

Essas cidades contam hoje com uma população estimada em mais de 990 mil habitantes, sendo 880 mil na Região Metropolitana e cerca de 110 mil nas cidades do entorno. A região conta com uma área de mais de 21 mil km². 

“Estes números demonstram a importância de a Câmara participar destas discussões. Estamos falando de uma área estratégica e que apresentou PIB de R$ 21 bilhões em 2016”, observou Justino.

O PDDI visa encontrar meios para que o poder público promova à redução das desigualdades sociais, econômicas e territoriais a construção, reconhecimento e consolidação da identidade metropolitana a colaboração.

Além disso, visa à articulação e integração entre o Estado e os Municípios, complementando as atividades urbanas e rurais, a justa distribuição dos benefícios e dos ônus decorrentes do processo de metropolização, dentre outros estabelecidos por lei.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões