Leitores e estudantes que frequentam as bibliotecas comunitárias do projeto ‘Saber com Sabor’ têm enfrentado algumas adversidades em algumas unidades, em especial a que fica localizada na Praça Clóvis Cardozo, na avenida Isaac Póvoas, Centro de Cuiabá-MT.
No local a reportagem do Circuito Mato Grosso encontrou goteiras, fiação exposta, computadores e internet que não funcionam, servidores fazendo atendimento manual, banheiro e paredes deterioradas e prateleiras de livros caindo por conta da água que escorre da goteira nos pés dos armários.
A situação da pequena biblioteca – que também é ponto turístico e foi inaugurada em 2011 – chegou a este ponto, após quase 10 anos sem reformas, em que para amenizar os problemas estruturais, só foi possível realizar pequenos reparos.
Ao todo, sete bibliotecas fazem parte do projeto da Prefeitura de Cuiabá que foram distribuídas em bairros da capital: no Pedregal, Centro, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde, Santa Izabel e Dom Aquino. Esta última fechou em 2013 para um reforma, no entanto até hoje está desativada.
A biblioteca comunitária do bairro Pedregal é a unidade que, além de ter o maior espaço para os leitores, abriga os estoques dos acervos. Lá, o problema identificado também abrange a infraestrutura, com paredes mofadas e descascadas por infiltrações, e teto com goteira.
“Em todas as unidades temos uma coisa ou outra faltando na estrutura. Mas nós tivemos feito o possível para cuidar da biblioteca e do acervo para atender as comunidades”, admitiu a coordenadora das bibliotecas Edvair Alves, que atribuiu tal precariedade por falta de aprovação de licitações.
Regis José Cardoso Santiado, de 28 anos, estava pela primeira vez na biblioteca da Praça Alves Cardozo, e notou a falta de informatização. “É um bom local, mas os computadores e internet podiam funcionar, tanto para pessoas que vem ao local estudar quanto para os funcionários. É otimização de tempo, controle e organização de trabalho para eles [servidores]”, avaliou o estudante de medicina que foi preparado com o notebook.
Sobre os computadores a coordenadora explicou que na Praça Clóvis Cadozo é a única biblioteca que não tem os computadores e internet funcionando.
“Em todas as outras bibliotecas nós dispomos de ao menos um computador com internet para os usuários do local. Todas funcionam e já acionamos os técnicos para resolver esta situação. Nós já temos o sistema para trabalhar com o empréstimo de livros digital, mas ainda estamos inserindo esses dados no sistema”, disse Edvair ao ressaltar o acervo de 85 mil livros que devem ser sistematizados.
A secretária Municipal de Educação, Mabel Strobel, disse que tem conhecimento do estado das bibliotecas. “É lamentável que tenhamos a biblioteca do Dom Aquino fechada. Todas precisam de reformas”, reconheceu a gestora que afirmou ter liberado um serviço para resolver os problemas das goteiras.
“Nós determinamos uma verba emergencial através do programa ‘Faz Tudo’, só que a biblioteca precisa de uma reforma”, declarou.
Segundo Mabel, as reformas das bibliotecas estão previstas para a segunda etapa das obras – a primeira está sendo realizada em relação a estrutura das escolas municipais.
“Apartir de agosto devemos dar início aos trabalhos para revitalizar as bibliotecas”, afirmou.
Biblioteca Itinerante
Além das bibliotecas com base nos bairros, em 2003 foi lançada a biblioteca itinerante do “Saber com Sabor” em um ônibus que percorria diversos bairros de Cuiabá, zona rural e cidades vizinhas. Mesmo tendo passado por uma reforma recente, em 2014 o ônibus parou para receber um novo envelopamento. Na espera pela licitação do serviço o ônibus acabou tendo a bateria, dois aparelhos de ar-condicionado, compressor e toda a fiação roubada.
Agora para que o ônibus volte a levar lazer, cultura e conhecimento, deverá aguardar novas avaliações mecânicas para saber se depois de quase dois anos parado ainda poderá circular.
“Somente após a avaliação mecânica, nós poderemos levar a Secretaria para abrir uma licitação, seja para reforma, seja para um novo ônibus”, explica Edvair.
Mabel disse que orçamentos serão solicitados para que se analise a melhor possibilidade. Atualmente o ônibus está parado no barracão da Prefeitura em meio a móveis e automóveis que vão para o pregão do município.
Bibliotecas nas escolas
Em Cuiabá, das 88 escolas municipais apenas 32 unidades contam com bibliotecas para os alunos. A Lei Federal institui que todas as escolas, tanto públicas quanto privadas, tenham o espaço de leitura com ao menos um livro para cada matriculado.
Strobel explica que já há um plano para a universalização das bibliotecas nas escolas.
“Nós vamos trabalhar para universalizar as bibliotecas nas escolas até 2020. Para este ano pretendemos montar 11 bibliotecas, no próximo ano mais nove, no seguinte 14 e por fim mais 10”, afirmou a gestora.
Fotos da biblioteca da Praça Clóvis Cardozo: