O horário de verão está chegando aos seus últimos dias deixando muita gente que gosta, mas a maioria detesta.
A mudança temporária de horários com o adiantamento em uma hora dos relógios altera a rotina diária das pessoas. O fato de acordar mais cedo para irem ao trabalho ou exercer suas atividades cotidianas.
Embora considerado como uma medida internacional de redução do consumo de energia e de preservação do meio ambiente, os consumidores não sentem essa economia no seu orçamento mensal, considerando esta mudança um sacrifício temporário da alteração do fuso horário, algo quase inútil.
Nas regiões Centro-Sul do país, é implantado devido a pouca luminosidade neste período, diferente do Norte e Nordeste, onde o sol demora naturalmente mais a se pôr, não sendo necessário o adiantamento dos relógios.
Vantagem do horário de verão é o aproveitamento da luminosidade extra ao longo do dia, economizando o consumo de energia ao anoitecer.
Ao contrário, é a perda da noção do tempo, o dia parece mais longo e no fim do expediente nos dá a sensação de que ficou faltando algo a ser completado.
A sonolência durante o dia pode alterar a eficiência no trabalho, no humor e nos hábitos alimentares.
A escolha dos domingos para início e término do horário de verão é uma forma de proporcionar às pessoas uma melhor adaptação ao novo horário. A pessoa passa a ter um dia não útil, como o domingo, para adaptar o seu organismo.
www.facebook.com/arqedmilsoneid