O meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un foi morto na Malásia, informaram a agência Yonhap e outros meios de comunicação sul-coreanos nesta terça-feira (14). A Coreia do Norte ainda não comentou o assunto. Yonhap, que cita uma fonte do governo sul-coreano não identificada, disse que Kim Jong Nam foi morto na manhã de segunda-feira (13) sem dar mais detalhes. A Reuters afirmou também ter falado com uma fonte do governo sul-coreano.
A polícia da Malásia disse à Reuters que um homem norte-coreano não identificado morreu em um acesso para o hospital de um aeroporto de Kuala Lumpur. A polícia afirmou, no entanto, que a identidade do homem não tinha sido verificada.
TV Chosun, uma rede de televisão a cabo, declarou que ele foi envenenado no aeroporto de Kuala Lumpur por duas mulheres que seriam operárias norte-coreanas.
Jong Nam e Jong Un são ambos filhos do ex-líder Kim Jong Il, que morreu no final de 2011, mas tinham mães diferentes.
Kim Jong Nam tinha por volta de 40 anos e costumava viajar para Hong Kong, Macau e China continental. Após se pronunciar publicamente contra o controle de sua família na Coreia do Norte, ele também declarou não ter interesse de suceder o meio-irmão no controle do país, de acordo com a Reuters.
Fonte: G1