Fotos: Reprodução
A presidente do Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis (390 Km de Cuiabá), Giovana Velke, informou que ainda não foi declarado estado de emergência na área rural do município, que desde o último sábado (13) registrou pontos de alagamento de propriedades, devido a forte chuva que caiu na região.
Nesta segunda-feira (13) a água represada foi toda retirada dos pontos alagados. Mesmo amenizando os danos, a presidente não descartou o pedido para decretação de estado de emergência.
“Nós estamos fazendo um levantamento pra ver se tem viabilidade e fundamento para se pedir a decretação de estado de emergência. Caso não tenha, não há motivos para o pedido, isso iria criar todo um cenário sem necessidade. O pessoal do Sindicato Rural começou a fazer um levantamento se houve ou não perdas”, explicou ao Circuito Mato Grosso.
Em 48 horas de chuva, foram 300 milímetros de precipitação, que segundo a Presidente causou perdas de coberturas e adubos. “Existem poucas fazendas que farão o replante, nada tão alarmante como o pessoal está falando que foi. Estão dizendo que decretamos estado de emergência nas lavouras, mas não teve. Foi decretada na cidade, mas área rural não tem nada declarado, pois nem levantamentos têm ainda”, assegurou.
Giovana também teve sua propriedade atingida pela chuva e são delas as imagens que rodam as redes sociais. As imagens assustam, mas a produtora tranquiliza e garante que os prejuízos não foram tão grandes quanto eles haviam imaginado que seria. “Não vai dar muito replante, aparentemente teremos que esperar os próximos dias para ver se o milho vai brotar”.
O decreto de calamidade não é descartado pela presidente, segundo ela se as chuvas continuarem pelo resto dessa semana os prejuízos podem ser maiores. “Se a chuva não parar daí sim teremos um problema mais sério, não só nas lavouras de milho que está sendo plantada, mas principalmente nas lavouras de soja. Não tem nem como mensurar se isso vai causar prejuízo no montante da safra desse ano, provavelmente não porque são casos isolados”, informa Velke.
Entenda
Cerca de três mil pessoas estão desabrigadas no município de Campo Novo do Parecis, depois que uma forte chuva caiu sobre a cidade desde a última quinta-feira (09). Na madrugada de sábado (11), os moradores acordaram com a água já adentrando os imóveis e foram encaminhados a abrigos, onde permanecem até que a situação seja controlada.
Leia mais: Vídeo mostra lavoura alagada em Campo Novo; Aprosoja e Prefeitura contabilizam danos
Pessoas desabrigadas podem chegar a 4,8 mil em Campo Novo do Parecis