Foto: Assessoria Seduc
A Prefeitura de Sinop e o Governo do Estado firmaram parcerias na área educacional para a ampliação do atendimento dos estudantes no município. Na oportunidade, foi anunciada a construção de uma escola estadual modelo na cidade, o Centro Integrado Escola Comunidade (CIEC), na região da Vila Mariana.
Entre as ações conjuntas estabelecidas durante encontro da prefeita Rosana Martinelli (PR) com o secretário estadual de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, na semana passada, está a denominação como escola da unidade educacional na Gleba Mercedes para que o município receba verba para a merenda escolar, além do aumento de recursos do transporte escolar por parte do Governo do Estado.
Também ficou definido o aluguel por parte da Prefeitura Municipal por seis meses de uma unidade no Daury Riva para a implantação de uma escola estadual para 6º, 7º e 8º ano já no mês de março. A manutenção da escola e o custo com profissionais ficará a cargo da Seduc.
O secretário também se comprometeu no término das três escolas estaduais que estão paralisados por problemas burocráticos: Escolas Estaduais Cleufa Hubner, Prof Djalma Guilherme da Silva e Nossa Senhora de Lourdes.
CIEC
Segundo a Seduc, o CIEC é uma novidade da secretaria pensada para tornar o ambiente escolar mais saudável e convidativo à busca pelo conhecimento. As unidades desse modelo contarão com 18 salas de aula, com capacidade para atender até 540 estudantes por turno; infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e energia elétrica, por meio de sistemas de reutilização de águas pluviais, placas solares e iluminação de LED.
Além disso, a escola possuirá salas com o pé direito alto e sistema de climatização, laboratórios de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e internet wi-fi, entre outros benefícios.
Também participaram da reunião, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o deputado estadual Baiano Filho (PSDB) e a vereadora e líder da prefeitura professora Branca (PR), os vereadores Dilmair Callegaro (PSDB), Adenilson Rocha (PSDB) e Ícaro Severo (PSDB).