Esportes

Flamengo vence Botafogo, garante vaga e elimina rival

Sob clima de insegurança, com confrontos entre torcedores das duas equipes antes da partida, o Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 1, neste domingo, no estádio do Engenhão, no Rio. Por temer problemas maiores, o time alvinegro chegou a ameaçar não entrar em campo, mas, ao receber a notícia de um reforço na área, decidiu atuar pela quarta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca.

O resultado garantiu o Flamengo na semifinal da competição com uma rodada de antecedência. No próximo domingo, o time rubro-negro volta a campo para enfrentar o Madureira e definir quem será o primeiro colocado do Grupo B, o que dá a vantagem de atuar pelo empate na próxima fase. Com aproveitamento de 100%, o rubro-negro tem 12 pontos, enquanto o Madureira tem 10.

Com apenas uma vitória em quatro jogos do Estadual, o Botafogo tem quatro pontos e está eliminado da Taça Guanabara. Antes de enfrentar o Boavista, no domingo, apenas para cumprir tabela, o clube alvinegro joga contra o Olimpia, do Paraguai, pela Copa Libertadores. O duelo no Engenhão, nesta quarta-feira, será o primeiro da terceira fase eliminatória do torneio continental.

Apesar de anseios diferentes, o jogo no Engenhão foi de equilíbrio e raras chances de gol. Por ter força máxima, diferente do Botafogo, com seu time reserva, o Flamengo assumiu o controle do jogo desde o início e pressionou o adversário, que se defendia com qualidade. A segurança na retaguarda fez com que o time rubro-negro finalizasse somente aos 11 minutos, com Willian Arão, em chute que desviou em Igor Rabello e foi para fora.

Com liberdade pela esquerda, Éverton era o melhor em campo. Aos 13, após driblar dois, o meia passou para Diego chutar para fora. Sem conseguir trocar passes e manter a posse de bola, o Botafogo só conseguiu chegar ao ataque aos 18 minutos, em cabeceio fraco de Igor Rabello.

Com o rival bem fechado, o Flamengo passou a explorar o jogo aéreo. Aos 27, Rômulo tentou de cabeça e Helton Leite defendeu. Aos 34, o gol. Após cruzamento de Diego, Guerrero, com liberdade, completou para as redes: 1 a 0.

À frente no marcador, o Flamengo seguiu com o mesmo estilo de jogo. O problema é que deixou um buraco na defesa e pagou caro. Aos 39, Guilherme recebeu pela direita e levantou para Roger empatar: 1 a 1.

Apesar de necessitar da vitória para ter chance de classificação para a semifinal, o Botafogo não se lançou ao ataque. Seguiu com a postura mais defensiva, em busca de um contra-ataque. Poderia até ter virado, aos 11, mas Rodrigo Lindoso pegou mal na bola e isolou.

Assim como no primeiro tempo, o Flamengo fez uso do jogo aéreo para furar o bloqueio rival e marcar o segundo gol. Aos 20 minutos, após escanteio, Rafael Vaz tentou de bicicleta. O chute saiu ruim e sobrou para Berrio tocar de calcanhar para Éverton, livre na pequena área, completar e fazer 2 a 1.

Atrás no marcador, o Botafogo buscou o jogo pela primeira vez na partida. Para isso, o técnico Jair Ventura tirou Rodrigo Lindoso para colocar Leandrinho. Aos 31, após boa jogada de Vinícius Tanque, o meia antecipou a defesa e chutou forte. A tentativa parou no travessão. A pressão alvinegra se estendeu até o fim da partida. Aos 45, Guilherme levantou para Leandrinho, que cabeceou, acertou novamente o travessão e desperdiçou a última chance alvinegra na partida.

BOTAFOGO 1 x 2 FLAMENGO

BOTAFOGO – Helton Leite; Marcinho, Renan Fonseca, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso (Leandrinho), Dudu Cearense (Bruno Silva), Matheus Fernandes, e João Paulo; Guilherme e Joel (Vinícius Tanque). Técnico: Jair Ventura.

FLAMENGO – Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco (Rodinei); Rômulo, Willian Arão e Diego; Éverton, Mancuello (Berrio) e Guerrero (Gabriel). Técnico: Zé Ricardo.

GOLS – Guerrero, aos 34, e Roger, aos 39 minutos do primeiro tempo. Éverton, aos 20 minutos do segundo tempo
ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo (RJ)
CARTÕES AMARELOS – João Paulo, Marcinho, Dudu Cearense e Roger (Botafogo); Pará e Éverton (Flamengo)
RENDA – R$ 867.160,00
PÚBLICO – 22.042 pagantes (23.406 no total)
LOCAL – Estádio do Engenhão, no Rio (RJ)

Fonte: SuperEsportes

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos