Mais de 800 motoristas já foram multados por desrespeitar a nova regra de trânsito que permite somente a passagem de carros compartilhados sobre o Viaduto Plínio de Queiroz, que passa sobre a Praça 14 Bis, na Avenida Nove de Julho, no Centro de São Paulo.
A via, que possui uma faixa exclusiva de ônibus à direita, estava fechada para a circulação de carros desde o dia 2 de novembro de 2015. No período, o viaduto se tornou exclusivo para os ônibus. Já a parte de baixo, no entorno da Praça 14 Bis, recebeu todo o fluxo de automóveis e passou a ter congestionamentos.
De acordo com balanço divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do dia 23 de janeiro ao dia 3 de fevereiro foram feitas 801 autuações de motoristas sem passageiro no veículo, o que corresponde a 16% dos carros que passaram pelo viaduto.
A multa para quem trafegar sem passageiro é considerada infração média e o motorista é penalizado com multa no valor de R$ 130,16, além de receber 4 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).
Mudança
A mudança no viário ocorreu no dia 6 de janeiro. Nas duas primeiras semanas, os agentes de trânsito orientaram os motoristas que utilizam o viaduto, sem aplicação de multas. Futuramente, o local deve ter fiscalização eletrônica, com radares capazes de detectar se há mais de uma pessoa no veículo.
A iniciativa faz parte do programa “Vamos Juntos” lançado pela Prefeitura de São Paulo para incentivar as viagens compartilhadas.
Pesquisa realizada por técnicos da CET mostra que 84% dos motoristas que passaram pelo viaduto localizado sobre a Avenida Nove de Julho, do dia 23 de janeiro ao dia 3 de fevereiro, atenderam à nova regulamentação e estavam com um passageiro ou mais no carro.
Circulação
Durante a semana, das 5h às 21h, o tráfego no Viaduto Plínio de Queiroz é liberado para carros com mais de uma pessoa. Aos sábados, a circulação é permitida das 5h às 15h. Nos demais horários, domingos e feriados, o tráfego fica liberado para todos os veículos. Segundo a CET, a circulação de ônibus no local será mantida sem prejuízo aos passageiros.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Sérgio Avelleda, a liberação do viaduto para carros com mais de um passageiro melhora o trânsito na região sem prejudicar os ônibus. Ele diz que os carros circulam, em média, com 1,7 passageiro na cidade de São Paulo.
Fonte: G1