Nacional

Como as redes sociais podem ajudar na sua próxima viagem

É inegável que as redes sociais transformaram nossas vidas em pouco tempo de existência. Desde a maneira como nos relacionamos como os outros, à maneira como recebemos informações, como nos divertimos, como vemos o mundo e até como viajamos.

Acho que, como tudo na vida, se usadas com moderação e critério, são uma mão na roda para muita coisa. Adoro, por exemplo, a facilidade de “acompanhar” a vida dos meus amigos via Facebook mesmo estando em lugares diferentes do mundo. Ou a possibilidade de “descobrir” novos pontos turísticos durante uma viagem apenas colocando uma hashtag no Instagram.

Mas é claro que também há o lado negativo. Estava lendo esses dias uma matéria da National Geographic que mostrava como o Instagram está mudando as viagens. Mas o texto se focava mais nos aspectos negativos do que positivos.

Falava das várias mortes que já ocorreram porque pessoas tentavam reproduzir alguns selfies malucos em lugares super perigosos apenas para postar nas redes sociais ou de lugares que vemos no Instagram e quando chegamos são completamente diferentes, já que as pessoas colocam apenas “o lado bonito da vida” nas redes.

Mas sou uma otimista por natureza e gostei mais da parte do artigo em que o órgão oficial de turismo da pequena  Wanaka, na Nova Zelândia, diz que depois de convidar alguns “influenciadores digitais” para visitar _e postar_ sobre a cidade, o turismo na região aumentou 14%. Prova de que, de fato, as redes sociais estão mudando nosso jeito de viajar.

Eu já contei neste post aqui sobre a primeira vez que fui para a Índia e o Facebook acabou salvando minha estadia no país. De uns tempos pra cá, tenho usado direto as redes sociais quando vou viajar ou quando estou me preparando para ir.

Quantas vezes não vejo no meu feed alguém dizendo algo do tipo: “Em Berlim por dois dias, alguém por aqui para tomar uma cerveja?” ou “Indo para o México. Dicas?”. São ótimos exemplos de como usar as redes sociais em viagens.

Da última vez que fui para o Havaí, por exemplo, acabei descobrindo uma trilha com uma vista sensacional em Oahu graças ao Instagram. Postei alguma foto cheia de hashtags e alguém que eu não conhecia curtiu minha foto. Por curiosidade, fui olhar o perfil da pessoa. Aí vi que ela tinha várias fotos incríveis no Havaí. Uma, especialmente me chamou a atenção. Cliquei na foto, depois na hashtag e comecei a pesquisar.

Resumindo, era uma trilha, chamada Pilbox Hiking Trail, que passa por várias casamatas usadas durante a guerra e tem uma das vistas mais lindas que já vi no Hawaii, da praia de Lanikai (a que a família Obama costumava passar as férias). Não preciso dizer que no dia seguinte lá estava eu para fazer a trilha, tirar fotos e postar nas redes sociais 

Tenho feito isso direto. Agora, quando estive na Califórnia, no mês passado, queria uma praia legal para ver o por do sol perto de Santa Rosa, onde fiquei hospedada. Lá fui eu… Instagram, hashtags, de lá para o Google Maps e poucas horas depois lá estava eu, sentada na beira do Pacífico admirando um por do sol de tirar o fôlego em Salmon Creek.

Procurar aquele restaurante super badalado que você quer ir no Instagram também pode ser uma maneira de saber se ele está muito cheio naquela noite específica ou não. Checar como está o tempo é outra coisa que dá pra fazer no Instagram também (eu nem sempre confio na previsão do tempo do celular…). Basta procurar nas hashtags pelo nome da cidade e ver os posts mais recentes. Também é legal seguir gente que tenha os mesmos interesses que você ou que viagem com frequência para pegar dicas ou apenas se inspirar.

Outra boa ferramenta, que tenho usado bastante também, são os aplicativos como Yelp ou TripAdvisor. Eles servem para um monte de coisas… para achar um restaurante, um bar, saber mais sobre um hotel, ver passeios turísticos, dá pra achar de tudo neles. E sempre digo que, nós, que usamos, temos que alimentá-los também com nossas opiniões para que eles continuem sendo úteis. Imagina se todo mundo que usasse não deixasse um comentário ou uma nota sobre o local visitado?

Para quem ainda está na parte de planejamento, uma das redes sociais mais legais de se usar é o Pinterest. Dá pra criar pastas com seus destinos escolhidos e ir escolhendo lugares, paisagens, restaurantes, hotéis, passeios, inspirações de qualquer tipo. É super útil e uma fonte praticamente infinita de ideias. Dá para passas horas e horas “se perdendo” nos pins. É bacana também para planejar viagens que estão por vir como também aquelas que a gente vai sonhando a vida toda. Aí, o dia que ela for virar realidade você já tem uma pastinha cheia de coisas legais para conhecer e fazer.

Fonte: Veja 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus