Com a quinta maior invencibilidade da história da Superliga Masculina de Vôlei – são 14 vitórias consecutivas –, o Cruzeiro corre não só atrás de mais um título da competição (já tem quatro no currículo), mas também de um recorde: bater a façanha do Minas, que ganhou 26 partidas seguidas, marca registrada pelos minas-tenistas em duas temporadas: 2000/2001 e 2006/ 2007. A Raposa tenta ampliar sua sequência nesta quarta-feira, diante do Canoas-RS, às 20h, no Ginásio do Riacho, em Contagem, pela quinta rodada do returno.
Do atual time celeste, um jogador conhece bem o caminho rumo ao recorde, já que integrava a equipe do Minas que emendou 26 vitórias na edição 2006/2007 da Superliga: o líbero Serginho. E recorde é uma palavra que faz parte do vocabulário do jogador, dono do maior número de títulos no vôlei brasileiro.
“Cada treino é um jogo, e cada jogo é uma guerra”, não se cansa de repetir o jogador, que se transformou num dos símbolos da Raposa e ídolo da torcida, em especial pela raça. Serginho se lembra bem do time da campanha que levou o Minas ao lugar mais alto do pódio naquela temporada. A equipe contava também com o meio de rede Jardel, o levantador Rafael e os ponteiros Minuzzi e Ezinho. “Ali, a gente queria se superar cada vez mais. Tinha de estar cada vez melhor. A ordem era diminuir os erros”, conta, revelando os segredos para tamanha série invicta.
OBRIGAÇÃO
Os desafios de agora, segundo o líbero, não são diferentes dos daquela época: “Hoje, sinto que a cada jogo o Cruzeiro é o time a ser batido e cada adversário entra em quadra contra a gente sem responsabilidade. Somos nós que temos a obrigação de vencer. Eles entram mais soltos. Dessa maneira, cada jogo é um trabalho diferente do outro”.
A união do grupo, segundo Serginho, tem sido o grande trunfo do Cruzeiro. “Somos amigos, como uma família. Isso nós dá mais força, nos faz mais fortes”, conta.
Os outros mineiros também entram em quadra na noite desta quarta-feira: o Montes Claros visita o Sesi, em São Paulo, às 19h; o JF recebe o Maringá-PR às 19h30; e o Minas joga contra o Campinas, às 20h, no interior paulista. Completam a rodada São Bernardo x Caramuru-SP, às 19h30, e Taubaté x Bento-RS, às 20h.
Fonte: SuperEsportes