A secretária municipal de Educação de Cuiabá, Mabel Strobel, afirmou que neste ano mais de 5 mil crianças de zero a 5 anos ficarão sem vagas em creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município.
Isso porque, dos 8.887 inscritos no sistema de distribuição de vagas da Prefeitura, o Executivo só conseguiu atender 3,7 mil crianças. Fato que revoltou muitos pais, que precisam deixar seus filhos nestas unidades escolares para poderem trabalhar.
Desde a última segunda-feira (7), quando as matrículas terminaram e o ano letivo teve início, dezenas de mães e pais lotaram a recepção da Secretaria Municipal de Educação, na Capital, na intenção de conseguirem uma vaga para seus filhos.
No entanto, Strobel afirmou que não há muito que se fazer no momento.
“Nós estamos atendendo caso a caso. Agora já sabemos que nós não vamos conseguir atender. Infelizmente. Nós só vamos atender 50% dessa demanda (34 mil crianças no município), apenas em 2025”, afirmou ao Circuito Mato Grosso.
Segundo a secretária, as crianças que conseguiram uma vaga foram aquelas que moram mais próximas das unidades municipais.
“Atendendo caso a caso, e fazendo na prática o georeferenciamento para mostrar para a mãe que ali, tem crianças que moram mais próximas, e ela não conseguiu porque ela mora mais distante. Além disso, em algumas regiões novas creches precisam ser construídas”, declarou.
Strobel também disse que no decorrer do ano, a Secretaria tem a expectativa de colocar em funcionamento novos CMEI, criando assim mais de 800 novas vagas.
Os primeiros serão o CMEI Antônio Batista Cruz, no residencial Avelino L. Barros, e CMEI Jornalista Marcos Coutinho, no residencial Nova Esperança.
Leia mais:
Pais lotam Secretaria de Educação em busca de vagas em CMEIs