Foto Willian Matos
Após quanse um ano da aprovação, taxistas da Capital ainda esperam que a Prefeitura Municipal comece a demarcação de pontos itinerantes próximos a casas noturnas da cidade.
A demarcação foi estabelecida por uma lei municipal (6.133/2016) aprovada pela Câmara de Vereadores no último ano. De autoria do ex-vereador Oseas Machado (PSC), a legislação determina que sejam criados pontos itinerantes próximos a boates e locais de aglomeração de pessoas.
No entanto, a proposta ainda depende de regulamentação.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá, Abel Arruda, a medida deve facilitar o trabalho dos profissionais e até evitar que muitos sejam multados – uma vez que por não terem um local específico, acabam estacionando em locais proibidos ou fazendo "fila dupla" para a entrada dos clientes.
Arruda explicou que a medida é positiva, tanto para os taxistas como para os usuários do transporte.
“Geralmente na balada, o pessoal sai alcoolizado e os taxis tem que parar na fila dupla, sujeitos a multa, ou então parar do outro lado da rua. Então o passageiro tem que atravessar a rua, o que pode ser perigoso, pois pode acontecer algum acidente”, argumentou.
De acordo com o texto aprovado na Câmara, os pontos fixos de taxi irá valer das 22 horas até às 5 horas da madrugada.
Segundo o sindicalista, as vagas deverão ser demarcadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), levando eem conta a quantidade de pessoas que frequentam os locais.
“As vagas serão demarcadas de acordo com o fluxo de pessoas que frequentam o local. Numa casa onde o fluxo é X, por exemplo, serão reservadas 10 vagas, em outra cinco”, pontuou.
Ainda segundo Abel, a medida também aumentará a segurança dos motoristas de taxis, pois muitas das vezes são obrigados a parar longe das boates e onde o fluxo de pessoas é pouco, o que facilita a abordagem de ladrões.
“Até o risco de o bandido pegar o taxista diminui, por que onde tem muita gente ele não chega”, disse.
Demanda
Segundo o ex-vereador Oseas Machado, essa foi uma demanda apresentada pela Associação dos Taxistas de Cuiabá, em abril de 2016. Para Machado, a mudança deverá beneficiar os taxistas economicamente.
Ao Circuito Mato Grosso, ele explicou que um taxista do Bairro Pedra 90 e que estiver no Centro poderá estacionar nesses pontos itinerantes, caso estejam vagos.
“Se ele puder parar naquele determinado local, ele não vai voltar com o carro vazio. Ele vai aguardar um pouco ali, pegar outro cliente e voltar de onde ele veio. Esses pontos que vão facilitar, pois os taxistas não vão ficar andando sem passageiro”, defendeu Oseas.
Vídeo