Política

Taxistas cobram demarcação de pontos itinerantes em boates

Foto Willian Matos

Após quanse um ano da aprovação, taxistas da Capital ainda esperam que a Prefeitura Municipal comece a demarcação de pontos itinerantes próximos a casas noturnas da cidade.

A demarcação foi estabelecida por uma lei municipal (6.133/2016) aprovada pela Câmara de Vereadores no último ano. De autoria do ex-vereador Oseas Machado (PSC), a legislação determina que sejam criados pontos itinerantes próximos a boates e locais de aglomeração de pessoas.

No entanto, a proposta ainda depende de regulamentação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá, Abel Arruda, a medida deve facilitar o trabalho dos profissionais e até evitar que muitos sejam multados – uma vez que por não terem um local específico, acabam estacionando em locais proibidos ou fazendo "fila dupla" para a entrada dos clientes.

Arruda explicou que a medida é positiva, tanto para os taxistas como para os usuários do transporte.

“Geralmente na balada, o pessoal sai alcoolizado e os taxis tem que parar na fila dupla, sujeitos a multa, ou então parar do outro lado da rua. Então o passageiro tem que atravessar a rua, o que pode ser perigoso, pois pode acontecer algum acidente”, argumentou.

De acordo com o texto aprovado na Câmara, os pontos fixos de taxi irá valer das 22 horas até às 5 horas da madrugada.

Segundo o sindicalista, as vagas deverão ser demarcadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), levando eem conta a quantidade de pessoas que frequentam os locais.

“As vagas serão demarcadas de acordo com o fluxo de pessoas que frequentam o local. Numa casa onde o fluxo é X, por exemplo, serão reservadas 10 vagas, em outra cinco”, pontuou.

Ainda segundo Abel, a medida também aumentará a segurança dos motoristas de taxis, pois muitas das vezes são obrigados a parar longe das boates e onde o fluxo de pessoas é pouco, o que facilita a abordagem de ladrões.

“Até o risco de o bandido pegar o taxista diminui, por que onde tem muita gente ele não chega”, disse.

Demanda

Segundo o ex-vereador Oseas Machado, essa foi uma demanda apresentada pela Associação dos Taxistas de Cuiabá, em abril de 2016. Para Machado, a mudança deverá beneficiar os taxistas economicamente.

Ao Circuito Mato Grosso, ele explicou que um taxista do Bairro Pedra 90 e que estiver no Centro poderá estacionar nesses pontos itinerantes, caso estejam vagos.

“Se ele puder parar naquele determinado local, ele não vai voltar com o carro vazio. Ele vai aguardar um pouco ali, pegar outro cliente e voltar de onde ele veio. Esses pontos que vão facilitar, pois os taxistas não vão ficar andando sem passageiro”, defendeu Oseas. 

Vídeo

 

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões