Cidades

Todos contra a violência sexual e doméstica

O magistrado Jamilson Haddad, titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, promoveu na nesta quarta-feira (01), em seu gabinete, um encontro intersetorial para definir as agendas de trabalho de 2017 no combate à violência sexual contra a criança e o adolescente e à violência contra a mulher.

Haddad é pioneiro em utilizar a Constelação Familiar como medida auxiliar às mulheres vítimas de violência, com resultados extremamente positivos. O juiz envolve também os agressores dentro do projeto socioeducativo batizado de Esperança, voltado ao tratamento e recuperação dos homens que cometeram violência.

Segundo ele, Mato Grosso precisa ser referência do atendimento e acolhimento destas vítimas, além de combativo na redução dos crimes de violência doméstica.

O magistrado registrou a importância da Lei 10.506, criada pela deputada estadual Janaína Riva (PMDB) e sancionada pelo governador Pedro Taques (PSDB) em 18 de janeiro deste ano, e que torna obrigatório o atendimento hospitalar diferenciado multidisciplinar às crianças e mulheres vítimas de violência sexual no estado.

A reunião destacou o acontecimento do maior evento do ano voltado ao tema – 1a Conferência Estadual de Saúde das Mulheres – que terá representantes de cada um dos 142 municípios com o objetivo de realizar grandes debates e propor diretrizes para a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

O encontro conta com o envolvimento de diversas entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT); além da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Criança e Adolescente, dentre outros.

A representante do Conselho Estadual de Saúde, Ana Maria Boabaid, ressaltou a importância da Conferência, que terá a participação de mulheres indígenas, mulheres do campo, representantes do movimento LGBT, crianças vítimas de violência sexual e mulheres vítimas de violência doméstica, numa grande ciranda de convivência, palestras, debates e troca de experiências entre os dias 27 e 29 de maio deste ano.

Participaram do encontro a juíza de Direito Renata Evaristo Parreira; a presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Criança e Adolescente, Annelyse Cândido Santos; a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Jocilene Barboza Santos; a representante da Setas no referido Comitê, Rafaella Pereira; a coordenadora da 1a CESMS/CES, Ana Maria Babaid; a representante da SES, Eliacir Pedrosa da Silva; a representante da CRESS/ NUEPOW, Taynara Humbulina, a representante da CEDCA-MT, Cleide Eliane de Souza; da ONG NEOM, Marcella Lirio; a diretora do Circuito Mato Grosso, Flávia Salem, e a responsável pela comunicação da CGJ-MT, Ana Luiza Anache.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.