O Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) divulgou uma nota, na manhã desta terça-feira (31), comunicando o fechamento temporário da triagem obstétrica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por conta da superlotação da nuidade e divulgada oficialmente por todos os órgãos de controle.
Segundo o hospital, a superlotação acontece desde o último domingo (26). A UTI Neonatal e a Ucinco (semi-intensivo) tem capacidade de 15 leitos e, no momento, encontra-se com 18 casos de neonatos graves, sem condição de alta.
Para a administração interromper o atendimento na triagem obstétrica é o modo mais rápido de evitar novos nascimentos da maternidade do hospital, que eventualmente venham também necessitar de cuidados intensivos.
“A medida drástica que ora tomamos se justifica pela impossibilidade de garantir atendimento de qualidade sem ter infra-estrutura e equipe que possa cuidar do excesso de crianças. Nesse momento, com 20% a mais de leitos do que a real capacidade instalada, já aumenta o risco de complicações, infecções hospitalares e quebra das normas de segurança do paciente”, diz trecho do comunicado.
O Hospital Universitário diz que a medida será imediatamente revertida, assim que a lotação normal voltar a se estabelecer e orienta que outras maternidades próprias ou conveniadas do SUS sejam procuradas em caso de urgência com gestantes.