Cidades

MPF investiga situação de insalubridade em aldeia xavante

O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para investigar denúncia de situação de insalubridade e carência alimentar vivenciada por indígenas Xavantes da Aldeia Novo Paraíso, em Campinápolis (604 km de Cuiabá).

 Conforme do processo, a situação foi detectada em visitas realizadas por servidores da Coordenação Regional do Xingu da Fundação Nacional do Índio (Funai) e informada pela Promotoria de Justiça de Canarana (30 km de Campinápolis).

O procurador da República, Rafael Guimarães Nogueira, decidiu instaurar o inquérito civil, no qual também requisita à Funai e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), responsáveis pela aldeia, dados sobre estrutura da aldeia – local, população, terra indígena, número de profissionais da saúde existentes, índices de saúde, políticas de segurança alimentar, acesso dos indígenas aos programas sociais – para que se tenha adequada compreensão da situação.

O inquérito foi aberto no dia 13 de janeiro passado.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.