Política

VG renova parceria com a Fiocruz para enfrentamento às drogas

A prefeitura de Várzea Grande renovou o convênio com o Projeto Redes que tem como foco o desenvolvimento de políticas públicas integradas no enfrentamento às drogas. O Projeto Redes pertence à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad) e é executada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na manhã desta quinta-feira (26), a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos e sua equipe técnica, recebeu em seu gabinete a executora do Projeto e representante da Fiocruz, Márcia Totugui, para renovação do convênio para o exercício 2017.

A prefeita Lucimar Campos, disse que a parceria intersetorial, reúne não apenas secretarias, e sim, todos os servidores. “O problema não atinge apenas aos usuários, aos dependentes químicos. Acaba afetando toda a sociedade. Por isso tem de ter um engajamento único pela coletividade da nossa cidade. A nossa Guarda Municipal, por exemplo, ampliou suas ações, está humanizando o atendimento aos cidadãos e há muito tempo tem um serviço específico junto aos dependentes de drogas. A Guarda Municipal, desde sua formação, há quase 17 anos, sempre teve um comprometimento social. As ações no nosso Município são integradas com a Assistência Social, Educação e Saúde”.

O Projeto Rede atende a população dependente química de drogas e de álcool, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e os riscos desses usuários a partir da exposição e do consumo dos entorpecentes, bem como prevenir ações e atos contra a sociedade de modo geral. Em Várzea Grande, a parceria foi estabelecida no ano passado e em razão dos bons resultados das ações desenvolvidas, houve o pedido e o interesse da Senad/Fiocruz em renovar o convênio. Várzea Grande e mais 50 municípios no país integram o Projeto Redes. Como explica a executora do Projeto e representante da Fiocruz, Márcia Totugui, na prática, o Redes é realizado de forma intersetorial. “Aqui no Município a parceria é realizada com apoio das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Guarda Municipal e agora com a inserção da secretaria de Desenvolvimento Urbano. É um trabalho integrado, que começa pela educação, mas que também se utiliza muito da estrutura já existente da Assistência Social e da Saúde, como do Centro POP e dos CAPS”.   

A secretária de Assistência Social, Kathe Martins, lembra que os municípios que aderem ao Projeto Redes recebem reforços em recursos humanos e financeiros para execuções de ações. “Nesse ano vamos focar nosso planejamento no preventivo e equipar mais o Centro de Atendimento à População de Rua, mais conhecido como Centro POP. É lá onde essas pessoas recebem acolhimento e têm encaminhamentos, são avaliadas em suas necessidades e se for o caso, direcionadas aos CAPS e outros serviços da Administração Pública”.

Como ressalta a secretária, Várzea Grande, que detém o Comitê gestor municipal do Projeto Redes, poderá ter ações permanentes de enfrentamento com qualidade e humanização, atendendo à realidade do Município. 

Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões