O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, participa nesta segunda-feira (23.01) de uma visita técnica à Câmara de Cuentas de Andalucia, na Espanha. A Câmara equivale aos Tribunais de Contas estaduais no Brasil. A visita técnica, organizada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), visa a troca de experiências sobre fiscalização e auditoria.
O presidente do TCE-MT está na Espanha como integrante de uma comitiva brasileira, composta por sete membros de Tribunais de Contas, que participa do XIV Encontro Internacional de Juristas, organizado pela Rede Internacional de Excelência Jurídica, na cidade de Sevilha. O evento ocorreu de 16 a 20 deste mês.
A comitiva foi articulada pelo IRB, entidade de estudos dos Tribunais de Contas brasileiros, presidida pelo conselheiro Sebastião Hervécio (TCE-MG). O conselheiro Antonio Joaquim, presidente do TCE-MT, representa a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na condição estatutária de ex-presidente.
Além de cursos e palestras sobre temas diversos do Direito, em especial direito administrativo, o XIV Encontro Internacional visou o intercâmbio com representantes de instituições e juristas de países de língua portuguesa e espanhola.
Dentro da programação do encontro, foram realizadas atividades com a participação da Faculdade de Direito da Universidade de Sevilha e do Colégio de Advogados, apresentação e debates sobre trabalhos acadêmicos e visitas ao Parlamento, Judiciário e Governo da Comunidade Autônoma de Andalucia, cuja "capital" é a cidade de Sevilha.
Além do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, integram a comitiva brasileira o conselheiro Francisco Neto (TCM-BA), representante da Abracom, entidade que representa os Tribunais de Contas de Municípios, e os conselheiros diretores do IRB Edilberto Fontes (TCE-CE), Doris Coutinho (TCE-TO), Domingos Taufner (TCE-ES) e José Valdomiro (TCE-CE).
Fonte: TCE