Fotos Ahmad Jarrah
Com Felipe Leonel
O secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, estima que até abril deste ano a licitação para a retomada das obras no Terminal Turístico da Salgadeira esteja pronta. A empresa Farol Empreendimentos que era responsável pela obra teve o contrato cancelado e irá responder legalmente pelo abandono da obra.
Formado pelas empresas Farol Empreendimentos e Ypenge Projetos Florestais e Ambientais, o contrato foi encerrado em julho de 2016. Nesta sexta-feira (20), o governador Pedro Taques, Nigro, e o secretário de Cidades, Wilson Santos, visitaram a obra da Salgadeira interditada desde 2010.
A conclusão das obras ainda não foi estabelecida, mas o secretário-adjunto acredita que sejam entregues até o segundo semestre de 2017. “Estivemos trabalhando na revisão do projeto, pois algumas normas precisaram ser alteradas e também os valores das planilhas. Acreditamos que até abril já estaremos com a licitação em andamento”, disse a imprensa que acompanhou a visita.
Nigro lamentou que apenas a parte estrutural possa ser utilizada, segundo ele parte do estacionamento que a empresa Farol Empreendimentos estava mexendo se perdeu, além disso a fiação foi toda roubada, transformadores e até esquadrilhas. “Vamos continuar com o projeto original. Teremos trilhas, restaurante, mirante, um centro de Interpretação Ambiental, salas de reunião e uma sala de administração. Não é uma obra difícil”, pontuou.
Todas as obras anunciadas pelo secretário-adjunto serão entregues na primeira etapa. Nigro explicou que a parte do banho será liberada apenas numa segunda etapa. “É preciso realizar um estudo ambiental e nós já estamos em conversa com o MT PAR para que assim que liberado a primeira parte, esse estudo já seja feito”.
O Secretário de Estado de Cidades (Secid) Wilson Santos, participará de uma reunião com o juiz Rodrigo Curvo da Vara Especializada do Meio Ambiente nesta tarde. “Nós apresentamos no último dia 13/01 aquilo que ele exigiu de no prazo de 30 dias apresentar um plano de retomada das obras. Nós apresentamos e hoje vou conversar com ele. Esperamos que no mais tardar abril a licitação já estava em funcionamento”, disse Santos nesta manhã.
Decisão retomada das obras
A Justiça Estadual determinou que o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado das Cidades, apresentasse em 30 dias uma proposta definitiva para conclusão das obras de revitalização e reforma do Complexo Turístico da Salgadeira, próximo à cidade de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá).
A decisão do juiz Rodrigo Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente, determina ainda uma multa de R$ 100 mil diários, ao titular da pasta, o secretário Wilson Santos, caso a determinação não seja cumprida.
Entenda
O Complexo Turístico da Salgadeira tem área total de 72,4 mil metros quadrados. O local foi interditado em 2010 por determinação judicial, devido à detecção de vários problemas ambientais, como a disposição de resíduos a céu aberto causados pela ocupação e uso irregular do espaço ao longo dos anos.
As obras de revitalização da Salgadeira foram iniciadas em 2014, com previsão de entrega até a Copa do Mundo e paralisados devido por inconsistências de projeto. Foram retomadas em 2016, mas parada novamente por questões contratuais.