O Circuito Mato Grosso conversou sobre o acidente de Paraty, que vitimou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, ocorrido na tarde desta quinta-feira (19), com um piloto mato-grossense que tem experiência de 31 anos de aviação e pilota uma aeronave do mesmo modelo. De acordo com o comandante, o modelo que transportava o ministro, um Hawker Beechcraft King Air C90 GT, prefixo PR-SOM, é muito seguro, adequadíssimo para esse tipo de voo.
“É um avião turbo hélice com dois motores pressurizados e que tem autonomia de cinco horas. E o voo que ele fez com o ministro era de 45 minutos”.
Leia a entrevista.
CMT – É um avião que apresenta muitos problemas?
Comandante – Pelo contrário, ele apresenta pouquíssimos problemas, porque ele faz manutenção normalmente uma vez por ano, salvo alguma situação eventual.
CMT – Quais as possibilidades de acidente?
Comandante – Possiblidades tem muitas. Eu vi agora que estava chovendo muito na hora da queda. A aeronave estava próximo de pousar, estava já a dois quilômetros e pouco do pouso, então alguma coisa séria aconteceu ali, mas é prematuro falar o que pode ter acontecido porque que tudo é precipitado. Tem que esperar agora as investigações.
CMT – Tem informações sobre o piloto?
Comandante – Eu conheço o piloto, o Mazinho (Osmar Rodrigues – foto) é muito competente. Pessoa muito experiente e inclusive pelo que eu ouvi falar aqui o filho dele estava como co-piloto.
CMT – É comum o uso desse modelo de aeronave no Brasil?
Comandante – Não tem muitos aqui no país. É um avião muito caro, por isso não tem muitos aviões desse modelo. Custa em torno de quatro milhões de dólares…
CMT – Geralmente ele é usado para quais tipos de serviços?
Comandante – É bastante usado para carregar executivos, normalmente atende corporações, donos de empresas, utilizam também em taxi aéreo, inclusive esse avião é da rede Hemiliano de Hotéis.
CMT – E em Mato Grosso, tem vários aviões deste modelo?
Comandante – Aqui em mato Grosso deve ter uns 10, no Brasil deve ter bastante. Deve ter uns 50 mais ou menos, ‘a grosso modo’.