Internacional

Chelsea Manning agradece a Obama por perdoar sua pena

Chelsea Manning, a militar transgênero que foi perdoada por Obama após ter sido condenada a 35 anos de prisão por vazar dados à WikiLeaks, escreveu um post em seu Twitter agradecendo o presidente americano por ter comutado sua pena. "Obrigada @BarackObama por me dar uma chance =)", escreveu.

O pedido de liberdade havia sido feito pela soldado em 2013, pouco após ingressar em uma prisão militar do estado do Kansas, onde tentou se suicidar duas vezes. Após Obama ter comutado sua pena na última terça-feira (17), ela será solta em 17 de maio.

Manning, que também iniciou no presídio um tratamento de mudança de sexo de homem para mulher, disse em entrevista publicada pelo jornal "The New York Times" que espera poder começar uma nova vida aos 29 anos após os vazamentos do Wikileaks e sua detenção em 2010.

"Não peço o perdão da minha condenação. Entendo que as consequências colaterais da minha condenação militar serão mantidas em meu histórico para sempre. O que peço é a primeira oportunidade para viver a minha vida fora da USDB (a prisão militar) como a pessoa que quero ser", disse na entrevista.

Chelsea Manning, que só deixaria a prisão em 2045, foi uma das 209 pessoas que tiveram a comutação de suas penas anunciadas nesta terça pela Casa Branca. Além delas, outras 64 receberam o perdão presidencial.

 

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que