A unidade regional da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Barra do Garças, em ação conjunta com a Policia Civil e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), apreendeu 19 caminhões que transportavam ilegalmente 1.000 m³ de madeira. Os valores das cargas somam R$ 500 mil.
A ação foi realizada entre os meses de outubro de 2016 e início de janeiro de 2017. Conforme o diretor da regional, Fernando Saldanha, os caminhões transportavam diversos tipos de madeiras como caibro, viga, vigota, tábua, prancha, pranchão, bloco, lascas de Aroeira entre outras.
A maioria das apreensões aconteceu em barreiras de fiscalizações. Os motoristas foram encaminhados para prestar esclarecimentos à Polícia Civil, já os caminhões foram levados para um pátio cedido pelo poder judiciário do município.
Fernando informa que a maioria das madeiras estava sem documento de origem florestal (DOF) e guia florestal (GF).
“Havia muitas informações desencontradas que não estavam de acordo com a documentação”. O diretor ainda diz que essa apreensão foi importante porque foram retiradas do mercado madeiras ilegais. “Essa operação mostra para a sociedade que a Sema em parceria com outras entidades tem mais força para coibir as ilegalidades ambientais”. Os valores das multas serão somados assim que a equipe terminar de confeccionar os autos de infração. (Com Assessoria)