Ano sai, ano entra, e o UniCeub/BRB continua a ver seus principais jogadores atuando de forma regular e decisiva. No segundo compromisso de 2017, pelo Novo Basquete Brasil (NBB), o time de Brasília venceu o penúltimo colocado, Macaé, ontem, no Ginásio da Asceb, por 74 x 72, e mantém a vice-liderança. À frente, apenas o Flamengo, adversário de amanhã, no Nilson Nelson. Juntos, Guilherme Giovannoni, Deryk e Lucas Mariano fizeram 52 pontos.
Fúlvio foi poupado para o clássico de sábado, e Jefferson dividiu a armação com Deryk. Além do desfalque do principal assistente, o técnico Bruno Savignani teve de lidar com a noite atípica do pivô Lucas Mariano (reboteiro, ele apanhou “apenas” cinco) e muitos lances livres desperdiçados — de 17, o elenco converteu nove.
Nada do que foi visto nos minutos iniciais se confirmou. Leve, o UniCeub/BRB abriu 14 x 0. Com o placar tranquilo, Bruno mandou à quadra atletas do banco (Alex, Daniel Alemão, João e Pedro), e o Macaé conseguiu encostar no primeiro período (18 x 11).
O quinteto titular voltou em seguida, com Deryk, Jefferson, Pilar, Giovannoni e Lucas Mariano, e os cariocas passaram a ter dificuldade para empatar ou até mesmo virar. A indignação foi vista no forte tapa de mão aberto que Lupa deu no banco.
Os cariocas, porém, decifraram a defesa brasiliense e passaram a torná-la transponível. O Macaé virou no terceiro período e foi para o último à frente (50 x 52). Deryk e Guilherme Giovannoni decidiram acabar com a empolgação da equipe fluminense.