O Palmeiras iniciou a pré-temporada também com uma novidade em sua comissão técnica fixa. Cláudio Prates, ex-funcionário do América, lanterna do último Campeonato Brasileiro, passa a ocupar a vaga aberta por Alberto Valentim, que virou técnico do Red Bull Brasil, como auxiliar permanente.
Cláudio é gaúcho de Rosário do Sul e tem 51 anos. Foi atacante de Vasco, Bragantino, Juventus, Vitória, Caxias, Figueirense e ABC, entre outros clubes do País, também com experiência em times da Eslováquia e da Arábia Saudita.
Educador físico diplomado, o novo auxiliar palmeirense começou a trabalhar na função em 1997, acumulando passagens pelo futebol do Catar e por clubes como Brasiliense, Paysandu, Sport, Ponte Preta e Remo, entre outros. Atuou no América de 2011 a outubro do ano passado.
Além de Cláudio Prates, o Palmeiras se reapresentou nesta terça-feira com os reforços dos meias Hyoran, Raphael Veiga e Michel Bastos, além do atacante Keno, já apresentado. O meia venezuelano Alejandro Guerra e o volante Felipe Melo ganharam mais alguns dias de férias.
Em seu primeiro compromisso na temporada de 2017, o Palmeiras enfrentará a Chapecoense em 21 de janeiro, na Arena Condá, em um amistoso de caráter beneficente. A estreia no Campeonato Paulista, contra o Botafogo-SP, será em 5 de fevereiro, no Palestra Itália.