Política

Emanuel e Wilson Santos firmam compromisso para conclusão do VLT

No primeiro encontro após a disputada eleição em 2016, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PMDB) e o secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos (PSDB), se uniram para tratar da retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que está parada há dois anos.

Na manhã desta terça-feira (10), Emanuel Pinheiro, afirmou que a rivalidade ficou nas urnas. “Está tudo superado. Não tem terceiro turno. Agora é hora de unir forças. O secretário Wilson foi prefeito duas vezes de Cuiabá, é daqui [de Cuiabá], o governador Pedro Taques também é daqui, e temos uma oportunidade ímpar de unir forças e todos os esforços necessários pra fazer os investimentos que Cuiabá tanto precisa”, disse o prefeito.

No encontro ficou definido a participação do prefeito no Conselho Executivo das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), junto a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) e o governador Pedro Taques (PSDB) para que as obras sejam retomadas ainda no primeiro semestre de 2016.

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) fora parte da comissão, formada pelo secretário adjunto do VLT, José Piccolli Neto, que foi diretor de implantação do VLT no Rio de Janeiro, o ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, e o arquiteto e especialista em mobilidade, Rafael Detoni, servidor municipal e cedido por Emanuel Pinheiro.

A operação do modal em Cuiabá será semelhante ao Rio de Janeiro, presando pela não competitividade entre ônibus e VLT. As 32 estações do projeto original serão mantidas e a integração do trem com o modelo atual de transporte será garantida. 

“O VLT é um sistema de transporte, que deve ser trabalhado em conjunto com outros modais. Aqui em Cuiabá será integrado com os ônibus, para isso vamos inserir nessa operacionalização os empresários do transporte coletivo e a Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU), de Cuiabá”, explicou.

Sem atritos

O secretário de cidades elogiou o prefeito de Cuiabá pela atuação do prefeito que paralisou o processo de licitação dos ônibus da Capital. “O prefeito Emanuel já vinha dando demonstrações concretas quando anulou o edital de licitação para linhas de ônibus, foi uma demonstração clara de que está pronto para a construção de um entendimento”.

Suvinear

No encontro, o governo repassou a Cuiabá R$500 mil para a reestruturação do Ginásio Dutrinha,

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões