Política

Governo cria Conselho Executivo para retomada das obras do VLT

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) e os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) e de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) irão compor o Conselho Executivo das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A intenção manifestada pelo governador Pedro Taques e reafirmada pelo secretário de Cidades, Wilson Santos (PSDB), é de no primeiro semestre de 2017 retomar as obras do modal de transporte de massa.

A informação foi repassada pelo secretário em encontro com a prefeita Lucimar Campos, na manhã desta segunda-feira (9). Ele reafirmou que o modelo de concessão do VLT, após, concluída as obras, será idêntica ao da Cidade do Rio de Janeiro.

O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos, disse que para viabilizar a retomada das obras, ainda no primeiro semestre deste ano, cumpriu quatro importantes passos do ponto de vista financeiro, jurídico e administrativo e que todas essas etapas estão em andamento e caminham de forma interligada. 

“A primeira frente foi à análise situacional das obras. A segunda está sendo a negociação de valores. A terceira se baseia nas questões judiciais junto ao Ministério Público, Tribunal de Justiça e ao Tribunal de Contas e a quarta e a fase operacional da obra para que realmente possa retomá-la ainda nesse primeiro semestre”.

Em Varzea Grande, ainda faltam 1,4 quilômetros de trilhos a ser assentados. Wilson Santos afirmou que a operacionalização do VLT será feita nos moldes do que ocorre no Rio de Janeiro, onde o serviço foi concessionado à iniciativa privada e parceiros como a associação dos transportadores urbanos, já que as empresas poderão perder parte dos usuários do sistema. 

“Aqui, por exemplo, estudamos ofertar a concessão do VLT na proporção de 25% e abrir concorrência para outras empresas operarem essa nova modalidade de transporte”. Wilson reforçou que concessão será 100% realizada pelo setor privado.

Conselho técnico

Para representar Várzea Grande no Conselho Técnico, o secretário Jayme Campos já anunciou o secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes e membros de sua equipe técnica. Pelo Estado, o secretário adjunto do VLT, José Piccolli Neto, que é cuiabano e foi responsável pela implantação do VLT do Rio de Janeiro, o engenheiro civil e assessor especial do VLT, Thiago França, ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá na gestão passada e o arquiteto Rafael Detoni que participou da execução e planejamento das obras da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Secopa em Mato Grosso. Os técnicos por parte de Cuiabá ainda serão definidos.

Veja mais

Wilson Santos afirma que obras do VLT serão retomadas neste semestre

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões