O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) e os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) e de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) irão compor o Conselho Executivo das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A intenção manifestada pelo governador Pedro Taques e reafirmada pelo secretário de Cidades, Wilson Santos (PSDB), é de no primeiro semestre de 2017 retomar as obras do modal de transporte de massa.
A informação foi repassada pelo secretário em encontro com a prefeita Lucimar Campos, na manhã desta segunda-feira (9). Ele reafirmou que o modelo de concessão do VLT, após, concluída as obras, será idêntica ao da Cidade do Rio de Janeiro.
O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos, disse que para viabilizar a retomada das obras, ainda no primeiro semestre deste ano, cumpriu quatro importantes passos do ponto de vista financeiro, jurídico e administrativo e que todas essas etapas estão em andamento e caminham de forma interligada.
“A primeira frente foi à análise situacional das obras. A segunda está sendo a negociação de valores. A terceira se baseia nas questões judiciais junto ao Ministério Público, Tribunal de Justiça e ao Tribunal de Contas e a quarta e a fase operacional da obra para que realmente possa retomá-la ainda nesse primeiro semestre”.
Em Varzea Grande, ainda faltam 1,4 quilômetros de trilhos a ser assentados. Wilson Santos afirmou que a operacionalização do VLT será feita nos moldes do que ocorre no Rio de Janeiro, onde o serviço foi concessionado à iniciativa privada e parceiros como a associação dos transportadores urbanos, já que as empresas poderão perder parte dos usuários do sistema.
“Aqui, por exemplo, estudamos ofertar a concessão do VLT na proporção de 25% e abrir concorrência para outras empresas operarem essa nova modalidade de transporte”. Wilson reforçou que concessão será 100% realizada pelo setor privado.
Conselho técnico
Para representar Várzea Grande no Conselho Técnico, o secretário Jayme Campos já anunciou o secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes e membros de sua equipe técnica. Pelo Estado, o secretário adjunto do VLT, José Piccolli Neto, que é cuiabano e foi responsável pela implantação do VLT do Rio de Janeiro, o engenheiro civil e assessor especial do VLT, Thiago França, ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá na gestão passada e o arquiteto Rafael Detoni que participou da execução e planejamento das obras da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Secopa em Mato Grosso. Os técnicos por parte de Cuiabá ainda serão definidos.
Veja mais
Wilson Santos afirma que obras do VLT serão retomadas neste semestre