O corpo do ex-presidente português Mario Soares chegou nesta segunda-feira (9), sob os aplausos de centenas de pessoas, ao Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa, onde será velado. Mario Soares morreu neste sábado (7) aos 92 anos.
O cortejo foi recebido pelo atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, e a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, que representou o primeiro-ministro, António Costa, em visita oficial na Índia.
O corpo de Mario Soares será velado até a meia-noite desta segunda-feira, e na na manhã de terça-feira os portugueses poderão prestar sua última homenagem ao três vezes primeiro-ministro e duas vezes presidente de Portugal, além de uma das figuras políticas mais queridas do país.
Prova disso foi o número de pessoas que, em plena jornada de trabalho, foram às ruas para acompanhar a passagem de seu cortejo fúnebre.
Durante o trajeto, cidadãos e autoridades destacaram a importância do ex-presidente na chegada da democracia a Portugal e seu papel como fundador do Partido Socialista, em 1973.
Terça-feira à tarde, o cortejo sairá do mosteiro em direção ao Cemitério dos Prazeres para o enterro, o primeiro com honras de Estado em Portugal desde a Revolução dos Cravos, em 1974.
Os presidentes de Brasil, Michel Temer; Guiné-Bissau, José Mário Vaz; Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca; e o vice-chanceler cubano, Rogelio Sierra, estarão em Lisboa para participar do funeral de Soares.
O governo português decretou três dias de luto nacional, que começam nesta segunda-feira, em homenagem ao papel do ex-presidente na história política da democracia portuguesa.
Fonte: G1